Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

PREJUDICIAL

Chuvas começam a cessar em MT em maio e podem prejudicar 25% das lavouras de milho

Foto: Clarissa Lima Paes/Embrapa

Chuvas começam a cessar em MT em maio e podem prejudicar 25% das lavouras de milho
As chuvas começam a cessar em Mato Grosso neste mês de maio colocando em risco a produtividade do milho plantado no mês de março. Para essa semana a previsão é de chuvas isoladas em alguns municípios.

Em Cuiabá não há previsão de chuva, segundo o Somar Meteorologia. Os termômetros devem registrar máxima de 33ºC e mínima de 20ºC na Capital mato-grossense.

Em Rondonópolis a chuva deve aparecer na quarta-feira (07). A estimativa é que chova cerca de 3 milímetros. No município ao sul de Mato Grosso os termômetros devem registrar máxima de 32ºC e mínima de 20ºC durante a semana.

Leia também
Diferença na produção de soja e milho será de 10,9 milhões de toneladas na safra 2013/2014
Desenvolvimento do milho e pragas serão averiguados em raio-x

Em Sorriso, maior cidade produtora de soja e milho no Estado, deve chover na terça-feira (06) cerca de 3 milímetros. Nos demais dias não há previsão de chuva. A máxima deve ficar na casa dos 32ºC e mínima de 20ºC.

Assim como em Cuiabá, Cáceres não deverá registrar chuva nesta semana. A máxima ficará em torno de 31ºC e a mínima de 19ºC.

Já Sapezal pode ter chuva na terça-feira (06) de 2 milímetros e na quarta-feira (07) de 3 milímetros. A máxima deverá ficar na casa dos 33ºC e mínima dos 19ºC.

De acordo com analistas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), durante coletiva sobre o Circuito Tecnológico Etapa Milho, em abril algumas cidades do Estado chegaram a registrar 179 milímetros de chuva, porém em maio a média de chuva deverá ser a menor dos últimos dois anos.

“Do total da área de milho plantada nesta safra 25% está em xeque, pois foi semeada em março. Essa área foi plantada fora da janela ideal, que encerra em fevereiro. A falta de chuvas em maio pode provocar queda de produtividade nesse milho plantado em março. O maior problema é na região sul, pois na norte choveu mais”, declarou o Imea.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet