Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

menos compras

Consumo retraído faz vendas no varejo crescer apenas 2,8% em Mato Grosso

Foto: Reprodução/Internet

Consumo retraído faz vendas no varejo crescer apenas 2,8% em Mato Grosso
O processo de desaceleração do consumo em Mato Grosso segue impactando nas vendas do comércio varejista em Mato Grosso. Em 2014, até setembro, as vendas haviam crescido apenas 2,8% no estado, segundo revelação da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (14).

Conforme a pesquisa, o volume de vendas no comércio varejista mato-grossense supera em apenas 0,2 pontos percentuais o crescimento nacional que ficou em 2,6%. Ao se comparar o crescimento de setembro com o mês em 2013 há um desempenho positivo de apenas 2,3% no estado, contra 0,5% no nacional. Já na variação dos 12 meses a alta é de 3,7% em Mato Grosso e 3,4% no Brasil.

Leia mais
Vendas no ano crescem apenas 3% no comércio varejista
Impactos da 'nova BR-163' serão discutidos em Mato Grosso

O saldo da receita nominal no comércio varejista já é mais positivo. Em 2014, até setembro, a receita nominal cresceu 9,1% em Mato Grosso e 9% no Brasil, revela o IBGE. Já em setembro a alta foi de 6,9% frente o mês em 2013 tanto no estado quanto no país. Enquanto, na variação dos 12 meses aumento de 10% em Mato Grosso e 9,8% no Brasil.

Ampliado

Ao se analisar as vendas no comércio varejista ampliado, que incluem a comercialização de automóveis e materiais para a construção, o desempenho no ano é de um leve crescimento de 0,8% em Mato Grosso e queda de 1,4% no Brasil. Já o mês de setembro em Mato Grosso apresentou incremento de 2,7% em relação ao ano passado, enquanto o Brasil decréscimo de 1,2%. Na variação dos 12 meses alta de 1,1% em Mato Grosso e queda de 0,1% no Brasil.

Como o Agro Olhar já comentou as vendas de veículos zero quilômetro em Mato Grosso em 2014, até setembro, apresentavam retração de 3,38%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet