Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

pouco

Demanda de sementes de soja em Mato Grosso é de 14 mi/sc; estado produz metade

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Demanda de sementes de soja em Mato Grosso é de 14 mi/sc; estado produz metade
Mato Grosso possui uma demanda de 14 milhões de sacas de sementes para semear 9,203 milhões de hectares. Contudo, produz entre 7 e 8 milhões de sacas. Parte das sementes utilizadas é proveniente da Bahia e Goiás, revela a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).

O plantio da soja 2015/2016 em Mato Grosso começa no próximo dia 15 de setembro e a perspectiva de produção é de 29,067 milhões de toneladas.

Leia mais:
Há 20 dias do início da safra de soja Mato Grosso tem 18% dos insumos para comprar

“O estado de Mato Grosso é não é autossuficiente na produção de sementes, porque ele é muito grande, o que faz vir de outros estados às sementes, como Bahia e Goiás”, explica o presidente da Aprosmat, Carlos Ernesto Augustin.

O presidente da Associação dos Produtores de Sementes comenta que a produção em Mato Grosso está normal. Ele revela que algumas variedades chegam a sobrar, enquanto outras faltam.

“O estado não é capaz de suprir toda a demanda necessária. Nossa demanda é de 9 milhões de hectares, o que dá aproximadamente 14 milhões de sacas de sementes para serem utilizadas de soja. A nossa produção em Mato Grosso de sementes não chega a isso, pois é entre 7 e 8 milhões de sacas”, salienta Augustin.

Uma das dificuldades quanto a produção de sementes, além da produção de sementes ilegais, é a condição climática do estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet