Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política

conflito fundiário

Deputado aciona MPF para obrigar União a incluir famílias de Suiá Missú em programas sociais

Foto: Olhar Direto

Moradores aguardam compensação por perder terras ocupadas

Moradores aguardam compensação por perder terras ocupadas

O deputado federal Valtenir Pereira (PROS-MT) vai acionar o Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão notifique os prefeitos da região do Araguaia atingidos pela desintrusão da Gleba Suiá Missú e indiquem as necessidades existentes para abrigar a população que foi desalojada para criação da reserva indígena Maraiwatsede, em dezembro passado.

O objetivo é fazer com que a União apresente um plano de ação para amparar as famílias desalojadas, principalmente no que se refere à habitação e à inclusão das famílias em programas de assentamento.

A medida foi definida após reunião nesta segunda-feira (28.10) em que o parlamentar recebeu, em Cuiabá, uma comitiva de Confresa, acompanhada do vereador Leonardo Sandes (PROS/MT) para debater soluções ao impasse criado em dezembro de 2012, quando a Força Nacional de Segurança retirou à força as famílias do local.

Leia mais:
Prefeitos atingidos por desintrusão negociam ajuda do governo para habitação às famílias
“Estão tentando a extinção do pequeno produtor rural”, lamenta atingida por Suiá Missú

“São milhares de pessoas que não tem mais teto digno para abrigar, cama para dormir e alimentos para comer. Essas pessoas, numa clara afronta à dignidade humana perpetrada pelo Estado, foram transformadas em ‘bichos’. Em verdadeiras ‘coisas’. É como se elas não tivessem necessidades e tampouco sofrimento”, afirmou o deputado.

Valtenir promoveu audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, em agosto passado, com representantes do Incra, Funai, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e da Secretaria de Direitos Humanos. No entanto, segundo ele, os problemas dos moradores ainda não foram resolvidos.

“A indiferença do governo federal assombra. Parece que os ministérios e as secretarias da área social escolhem quem deve viver e quem deve morrer. É holocausto travestido de democracia”, acrescentou Valtenir.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet