Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Agricultura

CIRCUITO TECNOLÓGICO

Desenvolvimento do milho e pragas serão averiguados em raio-x

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Desenvolvimento do milho e pragas serão averiguados em raio-x
O andamento da produção de milho e as pragas e doenças no ciclo 2013/2014 serão averiguados no 1º Circuito Tecnológico Etapa Milho. Serão percorridas cerca de 150 propriedades produtoras de milho entre os dias 5 e 9 de maio.

Segundo o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Luiz Nery Ribas, serão colhidas desde informações técnicas até produção, cultivares utilizados, sobre plantas daninhas, doenças, pragas, entre outros.

Leia também
Raio-x da safra de milho em Mato Grosso será realizado entre 5 e 9 de maio

Serão quatro equipes divididas entre as quatro regiões do Estado. Estão programadas paradas a cada 10 quilômetros. “Os produtores não serão comunicados. As propriedades serão visitadas aleatoriamente entre as quatro regiões. Tivemos bons resultados nas cinco edições da soja e decidimos fazer um raio-x do milho, pois a cada ano a cultura está mais consolidada e necessitamos de mais informações sobre ela”, frisou Nery durante coletiva de imprensa sobre o raio-x do milho.

Hoje, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 73% da área destinada à segunda safra em Mato Grosso é semeada com milho. “Se a região Sul do Brasil não tivesse tido 50% de quebra na safra de milho a nossa redução na área e produção poderia ser maior da verificada. Como houve quebra lá os produtores em Mato Grosso arriscaram para plantar um pouco mais”, disse Nery.

De acordo com o Imea, 25% das lavouras de milho em Mato Grosso está em xeque devido o plantio ter avançado em março. O Imea frisou durante a coletiva de imprensa que estes 25% de lavouras sofrerão com redução das chuvas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet