Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Geral

QUESTÃO INDÍGENA

Dois agricultores morrem em conflito com índios após tentar desobstruir rodovia

Foto: Reprodução / Questão Indígena

Corpos foram localizados m um matagal na região

Corpos foram localizados m um matagal na região

Dois agricultores foram mortos no final da tarde de segunda-feira (28) em um confronto com índios kaingang em Faxinalzinho, na região de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul. Os irmãos Anderson e Alcemar Souza tentaram passar por um bloqueio armado pelos índios em protesto e foram mortos a tiros de escopeta. Os corpos ainda foram esfaqueados.

Segundo informações do Questão Indígena, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Polícia Federal (PF) devem enviar representantes à região para apurar o caso. Policiais militares de cidades próximas já foram deslocados para a região, onde o clima ainda é tenso.

Leia também
Gilberto Carvalho confirma ida a Maraiwatsede e diz que terras foram roubadas de índios
Tanto índio quanto agricultor são vítimas de um sistema que tira proveito de ambos, diz membro da FPA

Conforme o Comandante da Brigada Militar do município, sargento Valdecir Golfetto, um grupo de índios bloqueou a estrada que dá acesso às Linhas Faxinal Grande e Coxilhão, no interior da cidade, em um protesto para reivindicar a demarcação de terras indígenas na região.

Por volta das 17h, um grupo de agricultores tentou liberar a estrada, o que teria iniciado um confronto. Segundo Golfetto, dois agricultores foram mortos a tiros durante o conflito. De acordo com a Polícia Civil de São Valentim, eles foram identificados como Anderson e Alcemar Souza, eram irmãos com idades entre 26 e 35 anos.

Os corpos dos agricultores estavam em um matagal às margens da estrada bloqueada, na Linha Coxilhão. A área foi isolada pela Brigada Militar, que aguarda os peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Passo Fundo. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet