Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

Economia dos EUA tem forte recuperação e cresce 4% no 2º tri

O crescimento da economia dos Estados Unidos acelerou mais que o esperado no segundo trimestre e a contração no período anterior foi menos severa do que o relatado anteriormente, o que pode fortalecer as perspectivas de um desempenho mais forte nos últimos seis meses do ano.

O Produto Interno Bruto (PIB) expandiu a uma taxa anual de 4% no segundo trimestre uma vez que a atividade acelerou de forma ampla após encolher 2,1% no primeiro trimestre, segundo número revisado, informou o Departamento do Comércio nesta quarta-feira.

Isso levou o PIB para acima da tendência de crescimento potencial da economia, que analistas colocam em algo entre 2% e 2,5%. Economistas consultados pela Reuters esperavam que a economia cresceria a uma taxa anual de 3% no segundo trimestre, depois da contração relatada anteriormente de 2,9%.

A economia cresceu 0,9% no primeiro semestre deste ano e o crescimento em 2014 como um todo pode ficar em média acima de 2%. A contração no primeiro trimestre, que foi em grande parte relacionada ao clima, foi a maior em cinco anos.

O crescimento do emprego, cuja criação de vagas tem superado a marca de 200 mil em cada um dos últimos cinco meses, e leituras fortes sobre os setores industrial e de serviços do Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) sustentam as expectativas para o resto do ano.

O governo também publicou revisões de dados anteriores do PIB que vão até 1999, mostrando que a economia teve um desempenho muito mais forte na segunda metade de 2013 e para aquele ano como um todo do que relatado anteriormente.

Os dados do PIB, que foram divulgados horas antes das autoridades do Federal Reserve concluírem dois dias de reunião ,não deve influenciar muito a política monetária uma vez que o banco central norte-americano já minimizou a contração da produção no primeiro trimestre, considerando-a como uma anomalia relacionada ao clima.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet