Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Este ano

El Niño no Brasil deverá beneficiar produção de milho e soja, diz estudo

16 Mai 2014 - 14:15

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

El Niño no Brasil deverá beneficiar produção de milho e soja, diz estudo
O fenômeno climático El Niño – com previsão de ocorrer este ano – deverá trazer benefícios à produção de soja e milho no Brasil, de acordo com um estudo feito por cientistas no Japão, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália e Dinamarca, divulgado esta semana.

Segundo a agência de notícias Reuters, o levantamento é considerado o primeiro mapeamento global relacionando importantes culturas agrícolas com o El Niño, fenômeno de aquecimento da superfície do Oceano Pacífico que pode provocar chuvas torrenciais e secas em diferentes regiões do planeta.

Leia também:
Sexta-feira será marcada de chuva isolada no oeste e noroeste de MT
Nova versão do Moderfrota permitirá a aquisição de equipamentos novos com taxa de 5% ao ano

No Brasil, o evento climático provoca secas no Norte e Nordeste do país e chuvas abundantes no Centro-Oeste e Sul, principais regiões produtoras de grãos.

Em termos globais, o estudo mostra que o El Niño deverá prejudicar a produtividade mundial de milho, arroz e trigo e elevar a da soja.

A estimativa é de uma alta de 3,5% na produtividade de soja, com chuvas favoráveis para Estados Unidos e Brasil, os dois principais produtores.

Os mapas do estudo, diz a Reuters, devem ajudar produtores rurais a decidir quais culturas ou variedades plantar, além de dar aos governos um sistema de alerta prévio sobre escassez de alimentos.

A previsão de que haverá El Niño a partir de meados de 2014 é da Organização Meteorológica Mundial, um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em anos de La Niña, fenômeno oposto ao El Niño, com resfriamento do Pacífico, as produtividades dos quatro grãos caem, diz o estudo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet