Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

movimentação

Emissão de e-GTA começará a funcionar em 180 dias para trânsito de animais

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Emissão de e-GTA começará a funcionar em 180 dias para trânsito de animais
A emissão da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA) começará a funcionar em 180 dias. O anuncio é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Instrução Normativa nº 35, publicada no Diário Oficial da União (DOU), que circula nesta sexta-feira (03). A Guia de Trânsito Animal (GTA) é uma plataforma que permite ao produtor mais controle do que entrou e saiu de sua propriedade.

O objetivo da guia é permitir mais celeridade no trânsito de animais, em especial de bovinos destinados para o abate. O GTA foi lançado em dezembro de 2012 em Mato Grosso e permite que o pecuarista emita a guia sem ter de passar por intermediários.

Leia também
Cuba libera planta frigorífica de MT e outros 7 Estados

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em publicação no DOU, "A e-GTA será expedida por sistema informatizado, utilizado pelo Serviço Oficial, cujas informações sejam transmitidas à Base de Dados Única imediatamente após a sua emissão, no qual poderá ser consultada e atestada sua autenticidade".

A Instrução Normativa nº 35, de 2 de outubro de 2014, revela ainda que a e-GTA será utilizada para a movimentação de animais vivos, ovos, répteis e outros materiais de multiplicação animal, bem como para a movimentação interestadual e intraestadual de animais vivos destinados para o abate em estabelecimentos sob Inspeção Federal (SIF).

Confira aqui a publicação da Instrução Normativa nº 35.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet