Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política

oficinas da FPA

Entidades do setor rural criam grupos de trabalho para modernizar sistema de defesa sanitária

Foto: Reprodução

Entidades do setor rural criam grupos de trabalho para modernizar sistema de defesa sanitária
Representantes de mais de 20 entidades do setor agropecuário criaram três grupos de trabalho para apresentarem sugestões à modernização das áreas de sanidade, inspeção e estruturação do sistema de defesa. A proposta foi discutida em Brasília nesta quarta-feira (20.8) durante série de oficinas promovidas pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

A reunião debateu as sugestões apresentadas que serão transformadas em propostas legislativas para discussão ainda este ano no Congresso Nacional.

Leia também
Aumentar o tempo do vazio sanitário não resolve o problema, declara Aprosoja
Copa impacta no setor de serviços; Receita sobe apenas 6,5%

Segundo o coordenador do evento, o ex-secretário de Defesa Sanitária do Ministério da Agricultura e atual assessor especial da pasta, Ênio Marques, os participantes da “oficina” foram unânimes em concluir que o atual modelo de gestão precisa se modernizar para acompanhar os avanços do setor e atender o mercado consumidor interno e externo, cada vez mais exigente com a qualidade dos produtos alimentícios ofertados.

De acordo com Marques, os encaminhamentos formam um conjunto de medidas desburocratizantes que transformam os pleitos, quando aprovados, em providências práticas pela União, estados e municípios. E uma das propostas é a consolidação geral das legislações existentes nos moldes de um código de defesa sanitária.

“A ideia é elaborar uma minuta de projeto de lei para harmonizar, modernizar e consolidar a legislação existente, levando em conta as relações entre o Estado e os agentes da economia”, disse Marques.

Na avaliação sua, é possível o Brasil dispor de um novo modelo fitossanitário na estratégia universal do alimento seguro da fazenda à mesa do consumidor. Para tanto, “é preciso que o sistema de controle esteja alinhado às normas internacionais e as exigências dos consumidores tanto do mercado interno quanto externo”.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet