Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

projeção para 2014

Excesso de oferta, queda na produção e preço estável devem marcar 2014 para o milho

Foto: Reprodução

Excesso de milho no mercado deve reduzir ganhos ao produtor

Excesso de milho no mercado deve reduzir ganhos ao produtor

A safra 2013/2014 deve ser significativamente menor do que a passada para a cultura do milho. A previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de uma produção de 78,5 milhões de toneladas, três milhões a menos do que no último ciclo agrícola. O volume pode cair ainda mais, uma vez que a produção na safrinha (segunda safra) também pode ser inferior à da safra passada.


De acordo com projeções feitas para 2014 pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), para a safra de verão, as estimativas apontam para uma redução de área entre 3% e 6,5%. Mantida a produtividade da safra passada, a previsão é de uma queda de até 2,5 milhões de toneladas na primeira safra do cereal.

Leia mais:
Produção de milho em Mato Grosso deverá ser 24% menor na safra 2013/2014, aponta Imea
Valor Bruto da Produção pode crescer 3,2% impulsionado por soja e algodão; milho terá recuo

Somando a esta produção os elevados estoques herdados do ano anterior, deve haver, segundo cálculos da CNA, suprimento recorde de milho no próximo ano de mais de 90 milhões de toneladas. Mesmo se o país registrar bom desempenho nas exportações, dizem analistas, a projeção é de um grande excedente em 2014.

No mercado mundial, o cenário deve ser semelhante. Com uma safra cheia no hemisfério norte, o mercado no hemisfério sul inicia 2014 pressionado. A colheita elevada na argentina, Brasil e África do Sul deve colaborar ainda mais para uma elevada produção na safra 2013/2014.

Conforme dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção mundial deve ser recorde, chegando a 962 milhões de toneladas, enquanto que os estoques mundiais vão totalizar 164 milhões de toneladas, o maior dos últimos 13 anos.

Se não ocorrer problemas climáticos, dificilmente poderá ocorrer elevação do preço neste mercado em 2014, projeta a CNA.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet