Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

SOJA

Expedição Safra constata que produtores de Mato Grosso seguram as vendas

Foto: Reprodução/Internet

Expedição Safra constata que produtores de Mato Grosso seguram as vendas
Mato Grosso é o novo destino da Expedição Safra, que percorre os principais estados produtores de soja e milho do Brasil. Em recente passagem por Rondonópolis constatou-se a dificuldade de empresas para comprar a soja e o milho, visto os produtores estarem segurando as vendas à espera do desempenho da produção e de preços.

A Expedição Safra é um projeto do Agronegócio Gazeta do Povo. Segundo um dos coordenadores, José Rocher, cerca de 20 pessoas entre técnicos, agrônomos, entidades e um economista compõe a equipe que está em Mato Grosso.

Nesta quarta-feira (03) o grupo passou a manhã visitando as principais entidades produtivas de grãos do estado, como a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), além do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Leia mais
Área plantada de soja sobe 66 mil ha mesmo com problemas climáticos
Produção de milho deverá ser de 14,5 mi t na safra 14/15; Volume é o menor das últimas três safras

“Estamos colhendo informações para ver como está à finalização do plantio da soja. Além disso, verificamos a previsão de safra, mercado e de logística. Dentro de duas semanas lançaremos um novo panorama do plantio com ele encerrado e durante a colheita voltamos para ver como está seu andamento e perspectivas novamente”, comentou Agro Olhar um dos coordenadores da Expedição Safra, José Rocher.

De acordo com Rocher, Mato Grosso foi um dos estados que menos sofreu impactos com a seca durante outubro em termos de extensão de área. Ele comenta que entre 8% e 10% da área semeada foi afetada, enquanto no Mato Grosso do Sul 15% e na região Norte do Paraná 15%. “No caso de Mato Grosso o impacto não foi nem tanto na produtividade, mas no replantio, ao contrário do Mato Grosso do Sul e Paraná”.

O coordenador da Expedição Safra comenta que já percorreram Rondonópolis, Itiquira, Cuiabá e agora seguem para Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Vera e Sapezal. “Em Rondonópolis conversamos com um grupo que compra 1 milhão de toneladas entre soja e milho por ano e comentaram que os produtores estão segurando as vendas por não saberem o comportamento da safra”.

Segundo o Imea, Mato grosso já comercializou cerca de 25,14% da safra 2014/2015 de soja. O ano passado nesta época 44,42% da produção estava travada.

Como o Agro Olhar já comentou o Imea revisou a estimativa de safra e aponta uma área semeada de 8,866 milhões de hectares e uma produção que pode chegar a 27,891 milhões de hectares. A produtividade deverá ficar na casa das 52,4 sacas por hectare.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet