Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

produtividade

Fazendas registram até 70 sacas de soja por hectare em Mato Grosso

A fazenda Tucunaré, do empresário e senador Blairo Maggi (PR), deve colher média de até 66 sacas por hectare, 10 sacas acima do esperado inicialmente. Na área são cultivados 38 mil hectares com a oleaginosa.

Foto: Ilustração

Região Oeste de Mato Grosso foi beneficiada pelo regime de chuvas e está produzindo bem

Região Oeste de Mato Grosso foi beneficiada pelo regime de chuvas e está produzindo bem

Lavouras de soja na região Oeste de Mato Grosso estão produzindo até 70 sacas por hectare, segundo informações de produtores rurais repassadas a analistas durante a expedição técnica Rally da Safra. A média nacional de produtividade gira em torno de 50 sc/ha, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e consultorias.

"Foi uma combinação de coisas [que incrementou a produtividade]. As medidas preventivas foram bem feitas, com aplicações de inseticidas e fungicidas. A combinação de clima foi bem distribuída, bem dentro do que a planta necessita. Bastante sol, calor e chuvas na medida", disse, à Reuters, o analista Alan Malinski, que coordena uma das equipes do Rally.

O gerente André Seibeneichler, que está coordenando a colheita em uma fazenda em Sapezal (478 km de Cuiabá), está satisfeito com os resultados alcançados até o momento. "Vai ser a melhor média já colhida aqui!", diz. Aquele município lidera a colheita em Mato Grosso, com 25% ceifados.

Em amostras coletadas em oito fazendas visitadas por uma equipe da expedição técnica Rally da Safra na quinta-feira (30), na região de Sapezal, duas tiveram produtividade estimada em 70 sacas por hectare e outras três entre 60 e 62 hectares.

Colheita da soja em Mato Grosso chega a 10% no fim de janeiro
Previsão de chuvas concentradas em fevereiro põe colheita de soja em alerta

A fazenda Tucunaré, do empresário e senador Blairo Maggi (PR), deve colher média de até 66 sacas por hectare, 10 sacas acima do esperado inicialmente, revelou um funcionário à Reuters. Na área são cultivados 38 mil hectares com a oleaginosa.

Conforme estimativas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em todo o Estado de Mato Grosso foram semeados mais de 8.296 milhões de hectares de soja neste ciclo. Incentivados pelo bom preço da última safra, os agricultores aumentaram a área plantada em 4.8%. Ainda de acordo com o Imea, a produção poderá ultrapassar 25.6 milhões de toneladas (+8.4%).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet