Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

TRILHOS CHINESES

Ferrovia Transoceânica tem protocolo de intenções assinado por MT, AC e RO

Foto: José Medeiros/GCom-MT

Ferrovia Transoceânica tem protocolo de intenções assinado por MT, AC e RO
Os governos de Mato Grosso, Acre e Rondônia assinaram nesta segunda-feira (08) o protocolo de intenções em prol da Ferrovia Transoceânica. O acordo é mais um dos esforços entre os três Estados visando o plano de cooperação assinado pelo Brasil e a China. Segundo o governador Pedro Taques, a implantação da ferrovia é de suma importância para Mato Grosso e o fato de o governo federal tratar publicamente do empreendimento é considerado positivo.

O protocolo de intenções foi assinado em Ji-Paraná (RO) nesta manhã e prevê a busca de condições de cooperação entre os três Estados de modo a reunir informações técnicas, bem como esforços políticos para a efetivação da parceria entre Brasil e China quanto à ferrovia e projetos complementares.

Leia mais:
Chineses visitam Mato Grosso e planejam investir em ferrovia que ligará Estado ao Oceano Pacífico
Evento em Lucas do Rio Verde com embaixador da China debaterá ferrovia

"Mato Grosso ajuda muito o Brasil, agora, o Brasil também precisa ajudar Mato Grosso e os estados produtores", pontuou o governador Pedro Taques na assinatura do acordo com os Estados do Acre e Rondônia.

Segundo o governo de Mato Grosso, o protocolo de intenções destaca o interesse dos três Estados na obra de infraestrutura visando à integração do país, bem como no escoamento da produção e valorização econômica.

No dia 19 de maio a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, assinaram 35 acordos, entre eles um que prevê o estudo de viabilidade de implantação da Ferrovia Transoceânica.

A assinatura do protocolo de intenções em Ji-Paraná contou com a presença embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, além de um grupo de 23 empresários da China que estão percorrendo as cidades a serem beneficiadas com a implantação da Ferrovia Transoceânica.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet