Olhar Agro & Negócios

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política

INDEA

Fiscais agropecuários de MT entram em estado de greve

Foto: Sintap

Fiscais agropecuários de MT entram em estado de greve
Os fiscais agropecuários do Instituto de Defesa Agropecuária em Mato Grosso (Indea) e Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) entraram em estado de greve na noite desta quarta-feira (30) em meio a uma suspeita do Mal da Vaca Louca em Mato Grosso e a proibição do uso do benzoato de emamectina, para o combate da Helicoverpa armigera. Os servidores das duas pastas cobram atuação da Lei 10.041/2014 sobre plano e carreiras dos trabalhadores.


No final da tarde desta quarta-feira cerca de 200 servidores dos dois órgãos se mobilizaram na sede do Indea para discutir o não cumprimento por parte do órgão e do Intermat da Lei 10.041/2014 por parte de seus gestores.

Leia também
Indea e setor produtivo não foram notificados pela Justiça sobre proibição do benzoato
Bovinos que tiveram contato com fêmea com suspeita de mal da vaca louca são sacrificados
Setores produtivos aguardam laudo sobre mal da vaca louca em Mato Grosso

Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (Sintap), Diany Dias, os gestores dos dois órgãos querem alterar a Lei 10.041/2014 aprovada pelo governador Silval Barbosa e pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. “Mato Grosso é o primeiro Estado a ter cargo comissionado nomeado como servidor de carreira. O governo do Estado está cumprindo com a sua promessa, mas os gestores do Indea e Intermat não”.

Durante a passeata os servidores seguiram até a Casa Civil de Mato Grosso aonde conversaram com o secretário Pedro Nadaf. “O secretário Pedro Nadaf nos garantiu que o governo seguirá o acordo feito com os servidores. Conversamos com o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar de Mato Grosso (Sefraf-MT) e ele se comprometeu a convocar uma reunião entre Indea, Intermat e o Sintap para discutir a Lei que não está sendo cumprida”, disse a presidente do Sintap.

Conforme Dias, nesta sexta-feira (2) será protocolado no governo do Estado, na Secretaria de Administração de Mato Grosso (SAD), no Indea e no Intermat a deflagração de greve dos servidores. Além disso, entidades ligadas ao setor produtivo serão comunicadas, como a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

A Lei 10.041/2014 trata do Plano de Cargos e Carreiras e Salários (PCCS) e tabela salarial dos servidores efetivos dos dois órgãos. Uma das exigências dos servidores é o cumprimento desta Lei, bem como mais segurança.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet