Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

Frio pode ter matado mil bovinos por hipotermia em MS

A frente fria da última semana matou ao menos 370 bovinos em Mato Grosso do Sul, principalmente na região do Pantanal, segundo levantamento preliminar da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Os dados levam em conta apenas a região de Coxim e relatos de pecuaristas e do sindicato rural do município apontam que cerca de mil bovinos podem ter morrido após a queda brusca de temperatura.

Acostumados com temperaturas acima de 30 graus Celsius, os animais não resistiram ao frio iniciado na madrugada de sexta-feira, 25, quando a mínima registrada foi de 13,4 graus, segundo o Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec). De acordo com meteorologistas, quatro dias antes da onda de frio, Coxim chegou a registrar temperatura máxima de 34 graus e, no dia das mortes, a temperatura máxima não superou 15 graus.

Segundo o veterinário da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Horácio Tinoco, apesar de as temperaturas mínimas registradas não serem muito baixas, a queda brusca desestabiliza a saúde do animal. 'O conjunto formado por alta umidade, frio, chuvas e ventos podem mudar o parâmetro fisiológico do gado, batimentos cardíacos e pressão arterial', informou. 'Se essas ocorrências estiverem ligadas a alguma restrição alimentar, podem prejudicar a produção de energia do animal e causar morte'.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet