Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

MUITA CALMA

Geller pede cautela quanto à Rússia; Duas plantas em MT devem ser habilitadas

Foto: Assessoria Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Geller pede cautela quanto à Rússia; Duas plantas em MT devem ser habilitadas
A liberação de aproximadamente 91 plantas frigoríficas de carnes brasileiras, bem como duas de lácteos, por parte da Rússia é preciso ser vista com certa cautela na opinião do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller. As habilitações e reabilitações ocorreram no início de agosto após a Rússia anunciar embargos às importações de alimentos e outros produtos dos Estados Unidos e União Europeia. Conforme o ministro, duas plantas frigoríficas de carne suína em Mato Grosso devem ser liberadas "em breve".

Em entrevista ao jornal Valor, cuja edição em circulação é datada de 16 a 18 agosto de 2014, Geller ressalta que é preciso ver o momento com cautela e que a preocupação é quanto a estabilidade no fornecimento. O ministro ainda reforçou que o governo brasileiro tem procurado mostrar que seus produtos possuem qualidade e condições para expansão de embarques.

Cerca de 90 unidades frigoríficas foram no dia 6 de agosto habilitadas e reabilitadas pela Rússia. Um grande volume de unidades, se comparado que as liberações ocorriam em média de quatro unidades a cada vez. O "relaxamento" nas restrições vem de encontro após de embargo da Rússia às importações de alimentos e outros produtos provenientes dos Estados Unidos e da União Europeia. As restrições russas a estes dois grandes poderes econômicos são uma resposta ás sanções econômicas imposta à Rússia em decorrência a crise na Ucrânia. Na última semana mais quatro frigoríficos receberam o “ok” da Rússia para enviar carne bovina.

Leia também

Rússia cancela restrições de mais três frigoríficos no Brasil
Liberação da Rússia proporcionará ampliação de exportações do Brasil, afirma Ministério
Rússia reabilita sete frigoríficos de MT entre 91 nacionais; São seis de bovinos e um de suínos

De acordo com Geller, recentemente a presidente Dilma Rousseff solicitou que ele se reunisse com o setor produtivo, indústrias e tradings reforçando o pedido de cautela, pois o embargo da Rússia para os Estados Unidos e a União Europeia ser retirado em médio ou curto prazo. Durante o encontro com o setor o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ressaltou ainda que o Brasil possa vir a sofrer retaliação dos Estados Unidos e da União Europeia.

Mato Grosso

Dentre as cerca de 90 plantas liberadas em 6 de agosto, sete eram de Mato Grosso. A maioria das unidades eram de carne bovina e miudezas bovinas. Apenas uma era de suíno e miudezas suínas.

Em 15 de junho de 2011 Mato Grosso teve 22 plantas frigoríficas impossibilitadas de enviar carne à Rússia. O país restringiu 17 unidades de carne bovina, três de suína e duas de frango. Os desembargos para Mato Grosso tiveram início em meados de novembro de 2013.

De acordo com o ministro Neri Geller, por meio de sua assessoria de imprensa, mais duas plantas de carne suína estão para ser habilitadas pela Rússia e que as liberações para venda devem ocorrer em breve. As plantas estão em Lucas do Rio Verde e em Sorriso.

Irã

No próximo dia 24 de agosto está marcada uma viagem para o Teerã, capital do Irã. Uma comitiva do Ministério e representantes do setor produtivo e industrial seguem com o intuito de retirar o embargo de 17 plantas frigoríficas de carne bovina de Mato Grosso, após a confirmação de um caso atípico do "mal da vaca louca" no Estado em meados de maio deste ano. O caso foi registrado em uma fêmea proveniente de uma fazenda em Porto Esperidião em abril, porém o caso só foi constatado quando a mesma já estava em um frigorífico em São José dos Quatro Marcos para o abate.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet