Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política

DESEMBARGO

Geller tenta liberação da carne bovina durante reunião com ministro da Agricultura do Irã

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Geller tenta liberação da carne bovina durante reunião com ministro da Agricultura do Irã
As tentativas de reverter o embargo à carne bovina de Mato Grosso e do Brasil após o caso atípico de mal da vaca louca seguem. Nesta segunda-feira (26) o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, abordou a restrição durante reunião com o ministro da Agricultura do Irã, Mahmoud Hojjati.

O debate do assunto ocorreu na 82ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que acontece em Paris, na França.

Leia também
Regras para importação de bovinos de países com risco de vaca louca são criadas

O Irã faz parte da uma lista de cinco países que restringiram a carne bovina após o caso. Além do país, o Egito, Peru, a Argélia e a Arábia Saudita embargaram a carne.

“Pedi ao ministro Hojjati que seja suspenso esse embargo, uma vez que o motivo alegado para essa suspensão não configura em risco à saúde pública. Estou confiante que, após esse encontro e os avanços nas reuniões técnicas entre os dois países, a situação será normalizada o quanto antes”, declarou Geller em nota publicada no site do Mapa.

Conforme o Mapa, o ministro do Irã afirmou empenhar esforços para que em curto prazo a situação seja resolvida.

No dia 21 de maio autoridades sanitárias dos dois países se reuniram no Irã, aonde o governo brasileiro prestou esclarecimentos sobre o caso atípico da doença.

Durante a reunião na França foi solicitada ainda a liberação da carne presa no porto iraniano.

Em contrapartida aos pedidos do governo brasileiro, o governo iraniano solicitou à Geller "cooperação quanto à transferência de tecnologia na área de produção de vacinas para animais, situação em que foi lembrado do acordo já existente com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)", segundo a nota.

Ainda foi discutida uma aproximação entre a Embrapa e o Irã para pesquisas agropecuárias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet