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Domingo, 28 de abril de 2024

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Governo assina contrato de adesão com Cianport de R$ 250 milhões

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Governo assina contrato de adesão com Cianport de R$ 250 milhões
O governo federal assina na quarta-feira (29) um contrato de adesão com a Companhia Norte de Navegação e Portos (Cianport) para o porto de Santana, no Amapá. O investimento é de R$ 250 milhões. O anuncio foi feito na segunda-feira (27) pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, durante entrevista coletiva em Cuiabá.

O contrato de adesão será assinado às 15 horas (horário de Brasília), na sede da Secretaria de Portos. O contrato de adesão será assinado entre o Ministério da Agricultura, a Secretária de Portos (SEP) e a Companhia Norte de Navegação e Portos.

De acordo com Neri Geller, do montante a ser investido no porto de Santana R$ 220 milhões são destinados para o porto e cerca de R$ 30 milhões para a construção de estruturação de silos.

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O investimento, revela o ministro, virá via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “O mais importante foi à liberação para fazer o investimento”, pontua Geller.

Miritituba

Em agosto a Secretaria de Portos concedeu a Cianport concessão de 25 anos em Miritituba. Na ocasião o contrato de adesão assinado tinha como objetivo a construção de um terminal de grãos. Localizado no Rio Tapajós, o terminal instalado dentro do município de Itaituba, fica a 340 quilômetros de Santarém (PA).

Conforme o ministro, em Miritituba (PA) as obras devem ser concluídas em no máximo três a quatro meses. “Ao menos na safra do milho já estará carregando a produção do cereal do Médio-norte para Miritituba e depois de embarcação para Santarém e Barcarena”.

A Cianport é formada pela Agrosoja de Sorriso, de propriedade de Cláudio Zancanaro, e a Fiagril, com sede em Lucas do Rio Verde, do empresário Marino Franz.

A Cianport, como o Agro Olhar já comentou, investirá aproximadamente R$ 370 milhões na construção dos terminais portuários de Miritituba (PA) e Santana (AP), além de 46 barcaças e dois rebocadores para o escoamento de grãos pelos rios Tapajós a Amazonas.
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