Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

bioma das águas

Governo confirma Cuiabá como sede do Instituto Federal de Pesquisas do Pantanal

Foto: Agro Olhar

Bioma Pantanal terá um instituto especializado em pesquisa

Bioma Pantanal terá um instituto especializado em pesquisa

Cuiabá será confirmada pelo governo federal como sede do Instituto de Pesquisas do Pantanal, autarquia que terá o objetivo de articular ações no bioma, promover novas iniciativas e propiciar o desenvolvimento de modelos e de bancos de dados para integrar a transferência do conhecimento gerado na região.


O anúncio foi feito pela senadora Ana Rita (PT-ES) nesta terça-feira (19.11) durante sessão da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado na qual foi aprovado o projeto de lei da Câmara (PL 55/2013) que cria o novo órgão e define cargos em sua estrutura.

Leia mais:
Criação do Instituto de Pesquisa do Pantanal tem parecer de Valtenir aprovado na Câmara
Restrição à cana na Amazônia, Pantanal e Araguaia tem razão simbólica, alerta ex-ministro

O senador Blairo Maggi (PR-MT), presidente da CMA, mas ausente esta semana em Brasília, já havia manifestado interesse de apresentar uma emenda ao projeto para definir Cuiabá como sede do instituto. No entanto, Ana Rita, relatora da proposta, disse que a apresentação de uma emenda poderia atrasar a criação do órgão porque dependeria de aprovação pelo Senado e Câmara.

“Ao apresentar a emenda, o projeto retorna para a Câmara dos Deputados, e isso atrasaria também a aprovação do projeto. Mas considerando que já tive a oportunidade de conversar com diversos assessores do Ministério da Ciência e Tecnologia, a sede do Pantanal já está assegurada pelo Ministério na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso”, afirmou Ana Rita durante a sessão.

O projeto de lei também prevê a criação do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste e do Instituto Nacional das Águas. O Instituto de Pesquisas do Pantanal será vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto já havia sido aprovado por comissões da Câmara, inclusive com o parecer favorável do deputado federal Valtenir Pereira (PROS-MT) na Comissão da Amazônia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet