Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

Governo federal cria programa de vigilância e prevenção à vaca louca

Uma instrução normativa assinada pelo ministro da Agricultura, Antônio Andrade, publicada na edição de quarta, dia 18, do Diário Oficial da União, institui o Programa Nacional de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB), também conhecida como doença da vaca louca. Para evitar a entrada da doença no país, o governo manterá um sistema de vigilância para detecção de animais infectados.

A norma prevê a criação de subprogramas de controle da importação e monitoramento da movimentação desses bovinos. O governo controlará estabelecimentos de abate e de processamento de resíduos de origem animal. Os estabelecimentos que fabricam alimentos destinados a ruminantes serão fiscalizados, assim como a produção, a comercialização e o uso de produtos veterinários.

O sistema de vigilância prevê a notificação e investigação de doenças nervosas em ruminantes, por meio de testes para diagnóstico em populações específicas de animais. O programa também terá metas e indicadores, além de plano de contingência para aplicação imediata em eventual entrada da doença no país.

O programa prevê que as informações relativas aos bovinos importados deverão ser inseridas em banco de dados, atendendo requisitos e exigências de controle, restrição de movimentação e de destinação estabelecidos pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura. Os bovinos importados de países não considerados como de risco ficam fora do controle oficial.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet