Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

antecipação

Governo quer MT livre de aftosa sem vacinação até o ano de 2018

Foto: Internet/Ilustração

Governo quer MT livre de aftosa sem vacinação até o ano de 2018
Trabalho conjunto será desenvolvido entre Governo do Estado e empresários para que Mato Grosso seja reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação até 2018. A informação é do vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro. Melhorar a estrutura das barreiras sanitárias na fronteira será uma das estratégias.

Leia Mais:
Governo federal prorroga por um ano prazo para fazer o Cadastro Ambiental Rural

Fávaro informou que o governo federal estabeleceu que o Brasil seja livre de febre aftosa sem vacinação até 2020. De acordo com Fávaro, em Mato Grosso pelo avanço no controle – em 2014 99,68 do rebanho foram imunizados – e pelo trabalho desenvolvido, com a determinação do governador Pedro Taques, Mato Grosso deve cumprir o objetivo até o final de 2018.

“Isso permitirá que utilizemos esse recurso, que antes era gasto com vacinação, para investir em fiscalização e controle, em uma proporção muito maior. Isso possibilitará a abertura de mercados e oportunidades para o estado de Mato Grosso”, disse Fávaro.

Para que Mato Grosso consiga esse reconhecimento nos próximos quatro anos, o Governo do Estado, por meio do Indea, vai melhorar a estrutura nas barreiras sanitárias para ampliar a fiscalização de fronteira.

De acordo com o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Guilherme Nolasco, que também participou do lançamento, Juara tem o segundo maior rebanho bovino do Estado, com 926 mil cabeças. “É uma região de extrema importância para a pecuária, é uma área de grande atuação do Indea. Juara sustenta há vários anos, índices superiores a 99% de vacinação, isso mostra o comprometimento dos produtores em relação à defesa sanitária”, destaca o presidente da autarquia.

Fávaro lembra que a febre aftosa é uma doença não transmissível ao ser humano, porém, tem grande impacto economicamente para o Estado. “Existem países que não compram carne que não seja proveniente de uma zona livre de aftosa e há 19 anos Mato Grosso está livre dessa doença”, observou Fávaro, contextualizando que Mato Grosso é o maior produtor de gado bovino do país, com 28,47 milhões de cabeças.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, deste ano, vai de 1° a 31 de maio. O produtor deve vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de 0 a 24 meses de idade, com exceção das propriedades do baixo Pantanal. De acordo com o Nolasco, “a estimativa é imunizar 12.650 milhões de animais no Estado”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet