Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

ciclo precoce

Imea estima que 68,6% da safra de soja seja colhida até fevereiro

Foto: Aprosoja-MT

Imea estima que 68,6% da safra de soja seja colhida até fevereiro
Apesar dos atrasos no início do plantio da safra 2015/2016, a colheita da soja deverá atingir 68,6% da área até o final de fevereiro. A previsão é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) diante o intenso ritmo da semeadura em novembro. Levantamento aponta grande concentração do cultivo em período curto e tardio.

A semeadura da soja atingiu até a semana passada 83,7% dos 9,203 milhões de hectares. Quase metade do ciclo 2015/2016 foi semeado na primeira quinzena de novembro, como aponta o Instituto.

Leia mais:
Mosca branca pode causar perdas de quatro sacas por hectares na soja

"As chuvas elevadas em janeiro são vantajosas para as lavouras semeadas em novembro, que estarão em seu estádio de enchimento do grão, podendo colaborar com ganhos de produtividade", comenta o Imea em seu Boletim Semanal da Soja.

Porém, o Boletim traz o alerta de que o excesso de chuva durante os trabalhos de colheita podem refletir nas culturas de segunda safra, bem como no rendimento da própria soja. O excesso de chuva em janeiro e fevereiro pode vir a atrasar o plantio do milho e até mesmo do algodão.

"A primeira previsão do Imea de potencial de soja apta para ser colhida aponta para 68,6% até o fim de fevereiro. Se for consolidado, será uma colheita maior ante as safras passadas, mesmo com o atraso da semeadura deste ano, devido a utilização de sementes de ciclo precoce que elevou-se em MT. Mesmo assim, os riscos da nova safra continuam, com as atenções para o clima cada vez maiores", salienta o Instituto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet