Olhar Agro & Negócios

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Geral

questão indígena

Instrução Normativa da Funai prevê diárias, alimentação e hospedagem para índios em Brasília

Foto: Reprodução

Indígenas terão verbas públicas para

Indígenas terão verbas públicas para

A Fundação Nacional do Índio (Funai) publicou nesta segunda-feira (25.11) no Diário Oficial da União a Instrução Normativa nº 2 para patrocinar o que se convencionou denominar de turismo cívico. Através da norma, índios irão a Brasília “para se encontrarem em articulação social no Distrito Federal”.


Os beneficiados irão à capital federal com direito a diárias, auxílio financeiro para ida e volta e poderão se hospedar nos melhores hotéis, pousadas ou resorts da capital federal. A denúncia é da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), segundo a qual a Funai não revela o quanto esses roteiros custarão aos cofres públicos.

Leia mais:
Indígenas permanecem acampados em frente ao Congresso e pressionam por demarcações
Aprovado projeto que susta portaria da Funai que abre processos por auto declaração

“O fornecimento de alimentação às lideranças ou aos grupos indígenas em articulação social deverá ser realizado levando em conta as especificidades socioculturais dos povos atendidos”, justifica o órgão federal.

O programa também prevê que os indígenas atendidos receberão diárias até nos sábados e domingos, desde que “tiverem agendamento para as segundas-feiras imediatamente subsequentes ou com possibilidade de deslocamento apenas para o fim de semana”, informa a Funai.

A Instrução Normativa não esclarece, no entanto, quais os meios de transporte que serão usados para deslocamento entre as aldeias e Brasília.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet