Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

Olho no futuro

Intercâmbio com produção de sementes em outras partes do mundo foi importante conquista em 2014

Foto: Reprodução/Internet

Intercâmbio com produção de sementes em outras partes do mundo foi importante conquista em 2014
O intercâmbio de informações sobre a produção de sementes em outras partes do mundo foi uma das conquistas destacáveis do setor em Mato Grosso durante o ano de 2014.

De acordo com a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), o ano soma ações importantes à entidade por ter buscado conhecimento em outros países, através de pesquisas e visitas técnicas de diretores e associados, com objetivo de visualizar tendências de mercado, agregar conhecimento à produção local e evitar processos danosos que tenham acontecido em outras localidades.

Segundo o presidente da Aprosmat, Carlos Ernesto Augustin, um dos temas mais importantes do ano foi o futuro da biotecologia, com análises importantes sobre os riscos que a verticalização do setor pode trazer a outros elos da cadeia.

Leia mais:
Nova IN permite comercialização de sementes em embalagens diferenciadas entre produtor e revenda
Aprosmat apoia fiscalização e ressalta extensão da medida a sementes salvas e que venham de fora

O vice-presidente da entidade, Gladir Tomazelli, comenta que a concentração e o monopólio não afetam apenas a atividade de quem produz sementes, mas, sobretudo, o consumidor final, já que nestas condições é possível prever elevação de preços, restrição de oferta e controle de acesso a sementes.

Augustin e Tomazelli destacam o alinhamento da Aprosmat com a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), o que fortalece as ações. Neste ano, ambos participaram de missão técnica aos Estados Unidos, promovida pela associação nacional, e puderam estudar de perto um cenário de concentração.

No país norte-americano, 80% do setor de sementes está nas mãos de 4 grandes empresas e 20% está a cargo de multiplicadores independentes. No Brasil, comenta Augustin, ocorre o oposto, 80% do setor é composto de multiplicadores independentes, um cenário que, segundo presidente, deve ser conservado, em nome da independência e da diversidade de oferta.

Outro tema importante contemplado pela Aprosmat em 2014 foi a legislação referente a royalties e propriedade intelectual, e o ano de 2015 deverá dar mais ênfase na busca de melhorias e adequações na legislação brasileira.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet