Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política

vai para o senado

MP que dispensa emplacamento de máquinas agrícolas é aprovada na Câmara

Foto: Reprodução/Internet

MP que dispensa emplacamento de máquinas agrícolas é aprovada na Câmara
A Medida Provisória 673/15 que trata da isenção do licenciamento e do emplacamento as máquinas agrícolas, bem como veículos utilizados para puxá-las, foi aprovada na noite de terça-feira (23) pelos deputados federais. O texto agora segue para aprovação no Senado.

O texto aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados, na terça-feira à noite, destaca que as máquinas agrícolas e veículos utilizados para puxá-las deverão possuir um registro providenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O registro deverá ser providenciado sem custos.

Leia mais:
Ministério da Agricultura pode ficar responsável por registro de máquinas agrícolas
Justiça obriga Sefaz a cobrar ICMS menor para máquinas vendidas até 2013

Segundo a Agência Câmara, o texto aprovado pelos parlamentares foi o relatório da comissão mista, elaborado pelo deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA).

A mudança entre a MP original e o texto da comissão mista, que foi o aprovado, está na questão do licenciamento. Na MP original o licenciamento era obrigatório para que as máquinas e veículos pudessem transitar em via públicas, como em rodovias, por exemplo.

A nova exigência de registro irá valer para máquinas produzidas a partir de 1º de janeiro de 2016.

Fim do DPVAT

Outro ponto considerado novo no texto aprovado é quanto ao fim do seguro obrigatório (DPVAT) para tratores e demais máquinas agrícolas. De acordo com o texto acatado, ficam sem cobertura as pessoas que sofrerem danos em acidentes provocados por estes tipos de veículos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet