Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

Estomatite vesicular

MT-170 é bloqueada após Indea interditar 219 propriedades em Castanheira; Veja fotos

Foto: Do Internauta

MT-170 é bloqueada após Indea interditar 219 propriedades em Castanheira; Veja fotos
Cerca de 300 produtores rurais bloquearam por 48 horas a MT-170, entre Castanheira e Juína, exigindo explicações e respostas quanto às interdições de aproximadamente 219 propriedades de Castanheira em decorrência a estomatite vesicular. Em Mato Grosso 36 casos foram constatados em seis propriedades do município. O isolamento das fazendas faz parte do protocolo sanitário animal de Mato Grosso, que tem o objetivo de evitar que a doença espalhe-se para outras propriedades e outros municípios.

O produtor Magno Campos revela que os produtores de Castanheira tomaram tal medida, pois já se encontravam há 40 dias sem respostas se os animais estavam ou não doentes. O bloqueio foi realizado na segunda (28) e terça-feira (29) e teve fim, após representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e da Secretária de Desenvolvimento e Agricultura Familiar de Mato Grosso (Sedraf-MT) comparecerem ao município para esclarecimentos.

“Proibiram-nos de matar os animais até para nosso próprio consumo. Estou proibido de tirar leite das minhas vacas para vender e beber. Estamos vendo vistoria apenas em pequenas propriedades. Além disso, com a interdição não podemos fazer um manejo adequado para a alimentação dos animais e com isso muitos estão fracos e podem morrer. O Indea nos prometeu suporte para a alimentação, mas não sabemos quando isso começará”, declarou ao Agro Olhar o produtor Magno Campos.

Leia também
Além de MT, mais três Estados registram estomatite vesicular; São 54 casos já
Dos 54 casos de estomatite vesicular no país 36 estão em MT
Indea descarta febre aftosa em MT; 49 propriedades são interditadas por estomatite vesicular

A estomatite vesicular, como o Agro Olhar já comentou, possui sintomas semelhantes aos da febre aftosa. Os primeiros casos foram registrados em 20 de junho, porém somente na última semana veio a ser anunciada a presença da doença pelo Indea-MT.

A doença em Castanheira atingiu bovinos, muares, eqüinos e até suínos, segundo relatos à reportagem.

Conforme a coordenadora de Controle de Doenças Animais do Indea-MT, Daniela Soares, até o momento estão confirmados 36 casos em seis propriedades. Ela relata que foram interditadas 219 propriedades, porém este número pode aumentar até o final de semana, conforme os resultados das análises forem chegando.

A presidente do Indea-MT, Maria Auxiliadora Diniz, revela ter ido até Castanheira acompanhada do secretário da Sedraf-MT, Luiz Carlos Alécio, e de representantes do Ministério da Agricultura para conversar com os produtores e assim liberar o bloqueio da rodovia.

“Fizemos uma reunião no bloqueio mesmo com os produtores. Passamos todas as informações solicitadas sobre a situação e explicamos que estamos seguindo as exigências dos protocolos de sanidade animal. Temos de seguir tais protocolos e interditar as fazendas para evitar a proliferação desta doença”, explica a presidente do Indea-MT.

Segundo Maria Auxiliadora, hoje o Indea-MT está com 40 equipes percorrendo as propriedades rurais de Castanheira. Ao todo são cerca de 100 profissionais entre médicos veterinários e técnicos do Indea-MT.

Comissão

De acordo com a presidente do Indea-MT, uma comissão foi criada entre o Instituto e produtores para que uma vez por semana informações sejam repassadas aos produtores quanto a situação da estomatite vesicular e o andamento das análises.

O caso

A suspeita da estomatite bovina em Mato Grosso surgiu no dia 20 de junho e teve sua confirmação divulgada no dia 21 de julho pelo Indea-MT. O primeiro caso registrado da doença em Mato Grosso foi em um muar, seguido de um bovino, que estava na mesma propriedade, logo em seguida.

O Ministério da Agricultura revelou no dia 25 de julho que o Brasil já tinha registrado 54 casos de estomatite vesicular, dos quais 36 casos estavam confirmados em Mato Grosso. Há casos confirmados na Bahia, no Piauí e no Maranhão.

De acordo com o Mapa, a doença é viral e de cura espontânea. Ela afeta bovinos, equídeos, bubalinos, pequenos ruminantes e suínos. Entre os sintomas que se assemelham a febre aftosa estão lesões na boca; narinas, no focinho, nas patas e úberes; salivação abundante e dificuldade na locomoção.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet