Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

total de 16

Mato Grosso registra 8 casos de ferrugem em soja comercial em novembro

Foto: Wanderlei Dias Guerra/MAPA

Mato Grosso registra 8 casos de ferrugem em soja comercial em novembro
O número de casos confirmados de ferrugem asiática em Mato Grosso chega a 16 em três meses. Somente em novembro oito focos foram confirmados, todos registrados em soja comercial semeada em setembro. As informações são do Consórcio Antiferrugem. Na soja comercial a doença foi verificada nos estádios "Vn", "R1" e "R2".

A maior incidência de ferrugem asiática no estado está em Nova Ubiratã com quatro focos confirmados, sendo apenas um em soja guaxa (involuntária). Em seguida Nova Maringá e Tapurah com três casos cada. Há focos registrados ainda em Alto Araguaia, Alto Taquari, Feliz Natal, Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Sorriso e Campo Verde.

O primeiro caso constatado foi no dia 18 de setembro em Campo Verde em planta guaxa da soja, já em estádio "R5" da ferrugem.

Leia mais
Ferrugem asiática ativa é encontrada em mais duas cidades de MT; Veja fotos
Vazio sanitário da soja passa a ser de 137 dias em Mato Grosso

No Brasil já são 40 casos confirmados, sendo 17 no Rio Grande do Sul, 16 em Mato Grosso, cinco em Santa Catarina, um no Paraná e um no Mato Grosso do Sul.

Vazio Sanitário

Uma das medidas de impedir a proliferação da ferrugem asiática, além de cuidados durante o cultivo da soja, é o Vazio Sanitário que a partir de 2015 passará a ser de 137 dias em Mato Grosso, vigorando de 1º de maior a 15 de setembro. Durante este período é proibida a existência de plantas de soja seja em área rural ou urbana.

A mudança do período do Vazio Sanitário da soja no estado, que antes era de 15 de junho a 15 de setembro, foi debatido na segunda-feira (24), em Primavera do Leste, pelo Fórum Soja Brasil, sob o tema de “Manejo de Resistência de Fungicidas: Vazio Sanitário x Ferrugem Asiática”. Como o Agro Olhar já comentou a ampliação do período de vigência do Vazio Sanitário é decorrente a resistência de "alguns" fungicidas, bem como a sequência comercial do grão, tendo-se em vista que o plantio de soja em cima de soja (a não realização de rotação de cultura) eleva a probabilidade de incidência da ferrugem asiática.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet