Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

BOM MOMENTO

Mato Grosso aumenta exportação de carne bovina em 15% em outubro

Em 2013, entre janeiro e outubro, Mato Grosso já exportou 229.7 mil TEC, que dá uma média mensal de 22.7 mil TEC – cerca de 21.1% maior que as 18.8 mil TEC de média registrada em 2012.

Foto: Ilustração

Mato Grosso aumenta exportação de carne bovina em 15% em outubro
Os embarques de carne bovina produzida em Mato Grosso aumentaram 15% no mês de outubro, em relação a setembro, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior. Foram 32.8 mil Toneladas de Equivalente Carcaça (TEC), frente as 28.3 mil TEC do mês anterior.


Em receita, a carne bovina mato-grossense fez entrar na balança comercial do Estado volume superior a US$ 121.7 milhões - maior receita nominal e segundo maior volume da história. “O ano de 2013 está se consolidando como um dos melhores para exportações de carne bovina”, pontua o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O principal cliente continua sendo a Venezuela, para onde partiram 12.5 mil TEC, seguida da China (4.4 mil TEC), Oriente Médio (3.6 mil TEC) e União Europeia (2.3 mil TEC). Uma boa novidade em outubro foi o retorno das compras feitas pela Rússia que, ainda em pequenos volumes, levou 770.2 TEC.

O Imea lembra, entretanto, uma demanda externa tão elevada trouxe reflexos ao mercado interno de carne bovina, que também passa por um momento de aumento de demanda. “O que se percebe é que com o objetivo de atender ao mercado externo a oferta de carne bovina para o interno foi reduzida e, neste contexto, resultou em elevação de preços”, comenta o boletim da bovinocultura.

Outubro registra recorde nas exportações de carne bovina, soja e milho
Fazenda em MT ganha primeiro atestado de boas práticas agropecuárias

De setembro para outubro de 2013, a participação do volume exportado na produção de carne bovina (demanda) subiu de 23% para 26,7% e, no mesmo período, os preços no atacado e varejo subiram 2% e 5%, respectivamente.

“Deve-se ponderar que esse aumento de demanda em meio à elevação de preços é benéfico para a maior parte da cadeia de carne bovina, pois alivia as margens dos elos que mais seguem baixas, dos bovinocultores de corte e da indústria”, completa o instituto.

Em 2013, entre janeiro e outubro, Mato Grosso já exportou 229.7 mil TEC, que dá uma média mensal de 22.7 mil TEC – cerca de 21.1% maior que as 18.8 mil TEC de média registrada em 2012.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet