Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

FEBRE AFTOSA

Mato Grosso deverá ser imunizar 19% da meta nacional nesta etapa

Foto: Reprodução/Internet

Mato Grosso deverá ser imunizar 19% da meta nacional nesta etapa
A vacinação da febre aftosa teve início no Brasil no dia 1º de novembro e somente Mato Grosso deverá imunizar cerca de 28,5 milhões de cabeças de gado, o equivalente a 19% da meta nacional de 150 milhões de cabeças. Em 2013 o rebanho nacional somava 212,4 milhões de cabeças. O volume de animais a serem vacinados é menor nesta etapa em decorrência a alguns Estados não vacinarem totalmente seus rebanhos.

Em Mato Grosso a vacinação terá termino em dois momentos. No Estado a vacinação, com exceção, da região do Pantanal encerra dia 30 de novembro e a comunicação deverá ser feita até o dia 15 de dezembro ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). Já na região do Pantanal a imunização contra a aftosa segue até o dia 15 de dezembro, data está também para a comunicação da região no Indea-MT. 

Leia mais
Pantanal terá maior tempo para vacinação contra aftosa
Vacinação de bovinos começa dia 1º e multa chega a R$ 240,97 por cabeça

O pecuarista que não respeitar o prazo de vacinação no Estado e não comunicar ao Indea-MT estará sujeito ao pagamento de multas que podem chegar a 2,25 Unidade de Padrão Fiscal (UFP) por cabeça não vacinada. O valor ficaria em torno de R$ 240,97 por animal.

Mato Grosso está livre da febre aftosa há 18 anos, tanto que hoje é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como território livre da doença com vacinação.

Brasil

Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nos Estados da Bahia, de Goiás, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Tocantins, de Sergipe e no Distrito Federal a imunização contra a aftosa deverá ser feita em animais com idade abaixo de 24 meses.

O único Estado que não terá vacinação é Santa Catarina que já é reconhecido como zona livre da aftosa sem a vacinação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet