Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

Intercâmbio

Mato Grosso integra missão aos EUA para conhecer setor sementeiro de perto e agregar experiências

17 Nov 2014 - 14:22

Especial para o Agro Olhar – Thalita Araújo

Foto: Abrass

Mato Grosso integra missão aos EUA para conhecer setor sementeiro de perto e agregar experiências
O setor sementeiro de Mato Grosso enviou representantes à missão técnica realizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass) nos Estados Unidos, entre 2 e 7 de novembro, com objetivo de trocar conhecimentos e de agregar experiências no que diz respeito à produção e comercialização de sementes.

A missão agrupou 20 pessoas, das quais 5 atuam no mercado mato-grossense: Carlos Augustin (Sementes Petrovina), Jorge Soares (Sementes Adriana), José João (Sementes Amaggi), Gladir Tomazelli (Agro-Sol Sementes) e Francisco José (TMG).

A proposta da viagem foi buscar informações sobre os modelos utilizados no país norte-americano, conferir in loco as observações e análises dos membros do setor e buscar conhecimentos para agregar à produção local.

Leia mais
Atraso das chuvas prejudica vigor e germinação das sementes de soja em Mato Grosso
Setor sementeiro ressalta avanços conduzidos pelo diálogo com Ministro Neri Geller

O grupo percorreu mais de 1,6 mil quilômetros entre os estados americanos de Iowa, Illinois, Missouri e Wisconsin, visitando empresas como a Dairyland Seed (produção de sementes de soja, milho e alfafa, em funcionamento desde 1.907), a Stine (maior empresa independente de sementes dos EUA), a Merschman Seeds e a Burrus.

Os integrantes da missão também assistiram a palestras de representantes da Verdant Partners (um dos principais grupos de intermediação de negócios para a indústria de genética vegetal) e da Cleveland Research (empresa de pesquisa e consultoria de agribusiness).

Uma das observações interessantes da missão foi em relação aos produtores independentes – que não pertencem às grandes multinacionais americanas. Eles já somam atualmente mais de 140 empresas e representam uma fatia de 20 a 25% do mercado de sementes. A longevidade em um setor tão disputado é creditada aos produtos de alta qualidade e por serviços prestados aos clientes com excelência.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet