Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Meio ambiente

De janeiro a agosto Mato Grosso registra aumento de 77% na incidência de focos de calor

26 Ago 2014 - 11:31

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Danilo Bezerra/Olhar Direto

De janeiro a agosto Mato Grosso registra aumento de 77% na incidência de focos de calor
Entre janeiro e agosto deste ano, Mato Grosso foi o estado brasileiro que mais registrou focos de calor, tendo aumento em 77% sua marca atingida no mesmo período de 2013, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados pelo Instituto Centro de Vida (ICV).

Entre o primeiro dia do ano até 24 de agosto, o território mato-grossense acumula 12,9 mil focos de calor, contra 7,2 mil registrados entre janeiro e agosto do ano passado.

Leia também: 
Bicudo do algodão será debatido em Sapezal e Campo Novo dos Parecis
Paranatinga impulsiona em 1,3% a projeção de soja para 14/15 ante maio

As cidades que encabeçam o ranking são Colniza (897 focos), Nova Maringá (636), Feliz Natal (472), Nova Ubiratã (451) e Campinápolis (444).

Na listagem nacional, o Pará segue abaixo de Mato Grosso, com 8,9 mil focos, seguido pelo Maranhão, com 7,8 mil.


  Fonte: ICV

Segundo o ICV, Alice Thuault - coordenadora da Iniciativa Transparência Florestal do instituto - argumenta que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), coordenadora do Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas (PPCDQ-MT), não disponibiliza as informações necessárias para avaliar a implementação do plano.

“Ao contrário do que determina a lei de acesso à informação, o governo do estado tem adotado, há tempos, uma postura de não fornecer informações sobre a gestão florestal. Isso abrange não só os dados sobre queimadas, mas também sobre desmatamento e regularização ambiental, entre outros. Isso impossibilita o acompanhamento e a participação da sociedade”, cobra a coordenadora.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet