Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Jurídico

PORTAS FECHADAS

Mato Grosso teve 24 decretos de falência em 2014; Grupo de supermercado é um deles

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Grupo Modelo foi uma das 24 empresas com decretos de falência expedido em 2014

Grupo Modelo foi uma das 24 empresas com decretos de falência expedido em 2014

Em 2014 Mato Grosso registrou 24 decretos de falência, dois a mais que em 2013. Entre as falências decretadas o ano passado está o da rede de supermercados Grupo Modelo. As informações são do Serasa Experian, que revelam ainda uma redução de 11 para apenas 2 o número de requerimento de falências no Estado.

No ano de 2014 apenas o número de falências decretadas aumentou em Mato Grosso. Segundo o Serasa Experian, o volume de recuperação judicial requerida caiu de 54 para 49 e o de recuperação judicial deferida manteve-se estável em 50 pedidos.

Leia mais:
"Travas bancárias" levaram o Grupo Modelo a pedir falência, diz advogado
Justiça em MT decreta falência do Grupo Modelo

Já recuperação judicial concedida caiu de 18 para 10. Além disso, ao contrário de 2013 Mato Grosso não registrou nenhum pedido de recuperação extrajudicial requerida e nem extrajudicial homologada.

Em dezembro, de acordo com o Serasa Experian, quatro pedidos de recuperação judicial foram requeridos e quatro pedidos de recuperação judicial foram deferidos, enquanto em 2013 haviam sido 23 e 21 respectivamente.

Entre os decretos de falência em Mato Grosso no ano de 2014 está o do Grupo Modelo, cuja falência foi decretada em 22 de outubro. A dívida do Grupo Modelo chega a R$ 315 milhões, entre dividendos com credores e funcionários. O pedido de autofalência, como o Agro Olhar comentou, foi solicitado no dia 29 de agosto na Vara Especializada de Falência, Recuperação Judicial e Cartas Precatórias de Cuiabá, um mês após fechar as portas das três últimas lojas abertas. O fechamento das lojas teve início em janeiro de 2013. Quando do decreto de falência do Grupo Modelo, a alegação para tal decisão foi decorrente as "travas bancárias".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet