Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Agricultura

INSTRUÇÃO NORMATIVA

Medidas para controle da ferrugem asiática na soja são publicadas no Diário Oficial

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Medidas para controle da ferrugem asiática na soja são publicadas no Diário Oficial
Medidas fitossanitárias para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja em Mato Grosso foram publicadas no Diário Oficial do Estado, que circula nesta quarta-feira, 30 de setembro. A publicação destaca que o plantio de soja no estado só poderá ser realizado no período de 16 de setembro a 31 de dezembro.


As medidas constam na Instrução Normativa Conjunta nº 002/2015 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Instituto de Defesa Agropecuário de Mato Grosso (Indea).

Leia mais:
Falta de chuvas leva plantio da soja em Mato Grosso atrasar 1,18 p.p. ante a safra 14/15

Segundo levantamento do Consórcio Antiferrugem, Mato Grosso já possui dois casos de ferrugem asiática. No país são 31 casos registrados desde julho, sendo 15 no Rio Grande do Sul e 10 no Paraná. Na safra 2014/2015 o estado registrou 31 casos de ferrugem asiática, como apontado pelo Consórcio Antiferrugem.

Os dois casos constatados em Mato Grosso foram neste mês de setembro, em Primavera do Leste e Campo Novo dos Parecis, após análise realizada por laboratório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Mato Grosso.

A Instrução Normativa, assinada pela Sedec e pelo Indea, estabelece ainda como prazo final para a colheita de soja em Mato Grosso o dia 5 de maio. "Todas as áreas cultivadas de soja deverão estar colhidas, podendo permanecer somente as plantas de soja guaxa ou de germinação espontânea de grãos oriundos das perdas da colheita, até a data estabelecida para o início do vazio sanitário de 15 de junho de cada ano", destaca a publicação.

Confira aqui a Instrução Normativa publicada entre as páginas 72 e 74 do Diário Oficial do Estado que circula nesta quarta-feira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet