Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Política

CARNE BOVINA

Missão cubana encerra e cinco frigoríficos são visitados em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Missão cubana encerra e cinco frigoríficos são visitados em Mato Grosso
A missão veterinária de Cuba a 36 unidades frigoríficas no Brasil encerrou-se na última sexta-feira (02). A visita teve início em 12 de maio e somente em Mato Grosso cinco frigoríficos foram visitados.


Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a última reunião realizada com os representantes de Cuba teve avaliação positiva dos mesmos.

Leia também
Cuba inspeciona cinco frigoríficos de Mato Grosso durante missão no Brasil

A reunião foi realizada na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa e nela foram debatidas a rastreabilidade dos bovinos, o Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCR), o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose e a Erradicação da Febre Aftosa.

Na ocasião os cubanos questionaram o Mapa sobre a inspeção nos confinamento bovinos no Brasil.

Como o Agro Olhar já comentou em Mato Grosso foram inspecionadas unidades de processamento de carne bovina em Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Matupá, Sinop e Nova Canaã do Norte.

Durante o encontro em Brasília o Mapa ainda solicitou a possibilidade em ser ampliado o pré-listing para exportações à Cuba. “Já existe uma Resolução de Cuba que dá ao Mapa a prerrogativa de indicar novos estabelecimentos de abate de suínos e aves para exportação para aquele país, sem que haja a necessidade de missão técnica para a habilitação dos estabelecimentos. Nossa intenção é que esta prerrogativa seja estendida também para as indústrias que abatem bovinos”, declara o coordenador de Habilitação e Certificação da SDA, Rafael Mohana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet