Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

SEMENTES

Nematóides podem causar perda de 5% até inviabilizar área semeada

Foto: Pauta Pronta

Nematóides podem causar perda de 5% até inviabilizar área semeada
A presença de nematóides em plantas de soja, milho, algodão, entre outras, pode provocar perdas de 5% até a inviabilidade da área semeada. Em Mato Grosso os nematóides de cisto, galha e Pratylenchus são os mais comuns nas lavouras de soja. O de cisto, por exemplo, foi encontrado em 109 municípios de 10 Estados.

A severidade dos danos causados pelos nematóides, segundo especialistas da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), depende da espécie da doença, nível de infestação, bem como condições climáticas, tipo de solo e das práticas culturais adotadas pelos produtores.

O nematóides de galha, por exemplo, em especial o Meloidogyne javanica, provoca redução substancial à produção de soja. Já o M. incógnita, constatado mais no algodão, podem causar severas perdas.

Leia mais:
Recuperandos de Sorriso recebem curso de beneficiamento de soja
Safra 15/16 de soja em Mato Grosso ainda é de dúvidas, afirma setor produtivo

A disseminação do nematóides é provocada principalmente pelo homem, porém a proliferação pode ser causada por sementes e mudas (forrageiras, arroz, trigo, alho, batata, etc.); Enxurrada (chuva); Trânsito veículos, máquinas, equipamentos e pessoas (transporte solo aderido pneus e/ou sapatos) e revolvimento solo (vento).

A gerente técnica do Laboratório de Nematologia da Aprosmat, Tânia Silveira, explica que é importante conhecer a população e espécie de nematóides presente na lavoura para reduzir a incidência. “Agregar várias técnicas de manejo como: Rotação de culturas; pousio (de 4 a 6 meses); Aumento de matéria orgânica; Plantas antagonistas, ou má hospedeiras; cultivares resistentes; Eliminação de plantas infestantes na safra e na entressafra; Controle químico e controle biológico. Para resultados eficientes e boa produtividade é de suma importância a utilização de um programa de manejo integrado”.

Hoje, no mercado existem cultivares de soja, por exemplo, com resistência e tolerância aos nematóides, como é o caso das desenvolvidas pelo grupo G4. O grupo G4 Sementes tem para oferecer aos produtores rurais um amplo portfólio de cultivares de soja e algodão das principais empresas obtentoras do mercado. Trabalhamos com os obtentores TMG e Monsoy para a soja e TMG para o algodão. Nosso portfólio de cultivares de soja é composto de cerca de 35 cultivares com ciclos de 95 à 140 dias, sendo que 65% das variedades possui algum tipo de resistência aos nematóides (Cisto, galha e Pratylenchus)".

Congresso Brasileiro

Entre os dias 15 e 19 de junho, em Londrina (PR), ocorre o 33º Congresso Brasileiro de Nematologia. Durante o evento a Aprosmat, irá divulgar resultados de trabalhos realizados na área de análises nematologicas, bem como outros trabalhos desenvolvidos.

O Laboratório de Nematologia da Aprosmat foi criado em 2007, diante uma demanda que se alastrava desde os anos 1990. “Precisamos fazer uma união de forças, pois é um desafio oculto que causa grandes problemas. A grande adversidade técnica para os próximos anos no Mato Grosso é o nematoide, que está escondido e que nos não temos solução. A saída tem que ser encontrada, os produtos químicos são ineficientes e a única solução é o manejo. A pesquisa deve dizer qual o caminho seguir e os esforços de pesquisa estão inermes. Por isso o congresso vem em boa hora”, salienta o presidente da Aprosmat, Carlos Ernesto Augustin, destacando que a questão dos nematóides é uma situação que precisa ser resolvida.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet