Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

Expectativa

Novas liberações frigoríficas podem ocorrer em reunião dia 17 entre Rússia e Brasil

Foto: Reprodução/Internet

Novas liberações frigoríficas podem ocorrer em reunião dia 17 entre Rússia e Brasil
Uma reunião entre o governo brasileiro e russo está marcada para o próximo dia 17 de setembro, quarta-feira, em Moscou, na Rússia. A pauta do encontro é a interação das questões veterinárias e fitossanitárias. Há perspectivas de que novas liberações de plantas frigoríficas possam ocorrer, uma vez que ainda há unidades com restrições por parte do país localizado na região norte da Eurásia.

A informação do encontro entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária (Rosselhoznadzor) consta no próprio site do serviço russo e confirmada para o Agro Olhar pelo Mapa.

Segundo o site russo, a realização da reunião partiu através de uma iniciativa do governo brasileiro.

Leia também
Exportações de carne bovina sobem 25,5% no ano; Reabertura de portos influenciaram
Geller pede cautela quanto à Rússia; Duas plantas em MT devem ser habilitadas
Rússia reabilita sete frigoríficos de MT entre 91 nacionais; São seis de bovinos e um de suínos

Em agosto a Rússia liberou quase 100 unidades frigoríficas do Brasil a enviar carne bovina, carne suína e até lácteos para enviar produtos. Destas unidades aproximadamente oito eram de Mato Grosso, das quais apenas uma de suínos e suas miudezas. Na ocasião, em entrevista ao jornal Valor e confirmado por sua assessoria de imprensa, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, declarou que duas plantas frigoríficas de suínos de Mato Grosso estavam para ser habilitadas pelo governo russo, sendo uma em Lucas do Rio Verde e outra em Sorriso.

Em 15 de junho de 2011 Mato Grosso teve 22 plantas frigoríficas impossibilitadas de enviar carne à Rússia. O país restringiu 17 unidades de carne bovina, três de suína e duas de frango. Os desembargos para Mato Grosso tiveram início em meados de novembro de 2013.

Exportações

Como o Agro Olhar já comentou as exportações de carne bovina em Mato Grosso tiveram um aumento de 25,5% em 2014, até agosto, no comparativo com 2013. Somente em agosto a alta foi de 5,5% ante julho e 36,9% o mês o ano passado.

A Rússia é o terceiro país que mais importa carne do estado, tanto que de um ano para outro com a reabertura de seus portos para a carne bovina de Mato Grosso saltou de US$ 141,1 mil para US$ 128,7 milhões. Em termos de toneladas o aumento foi de 40,8 toneladas entre janeiro e agosto de 2013 para 30,6 mil toneladas em 2014.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet