Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política

“OU VAI OU RACHA”

Obras no Terminal da Salgadeira pode ter contrato rescindido nos próximos dias

Foto: Mayke Toscano/GCom-MT

Obras no Terminal da Salgadeira pode ter contrato rescindido nos próximos dias
O contrato de obras do Terminal de Turismo e Lazer da Salgadeira pode ser rescindido nas próximas semanas pelo governo de Mato Grosso. A revelação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo. Os trabalhos que deveriam ser executados pelo Consórcio Salgadeira encontram-se paralisados.

Em junho o Governo do Estado anunciou a retomada das obras Terminal de Turismo e Lazer da Salgadeira para o dia 22 daquele mês. A data havia sido definida pelas Secretarias de Estado das Cidades (Secid) e Desenvolvimento Econômico (Sedec), juntamente com representantes do Consórcio Salgadeira, formado pelas empresas Farol Empreendimentos e Ypenge Projetos Florestais e Ambientais, responsável pela construção.

Leia mais:
Governo de Mato Grosso estuda “isonomia” para o comércio e redução de carga tributária

A obra, entretanto, não foi retomada e em setembro a Secretaria de Estado de Cidades (Secid) encaminhou para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) relatório indicado à necessidade de rescisão contratual com o Consórcio Salgadeira.

“A Salgadeira talvez seja o maior ícone do turismo de Mato Grosso. Nós fizemos a reavaliação do projeto, encaminhamos para a empresa, demos ordem de serviço para retomar as obras e a empresa não voltou por “n” fatores. Nas próximas semanas nós vamos ter uma decisão mesmo de “ou vai ou racha”. Não tem jeito de ficar como está à questão da Salgadeira e provavelmente vamos rescindir o contrato com a empresa e aí lógico começaremos de novo, dando segmento, pois ficar do jeito que está temos entendimento que não pode”, declarou ao Agro Olhar, Seneri Paludo, secretário de Estado Desenvolvimento Econômico.

Conforme o cronograma, repactuado com o Consórcio Salgadeira em junho deste ano, a expectativa era que parte da obra fosse entregue ainda em dezembro de 2015 e o restante da estrutura do local até abril de 2016.

Na época em que a Secid levou para a Sedec a orientação de rescisão de contrato, o secretário Eduardo Chiletto apresentou, ainda, documento reforçando a necessidade de aplicação de multa e declaração de inidoneidade das empresas.

"É importante frisar que a atual gestão preza pelo planejamento, cumprimento de cronograma e pagamentos em dia. O Estado não irá admitir o descumprimento dos contratos e as penalidades necessárias sempre serão aplicadas", chegou a declarar Chiletto na ocasião.

A obra do Terminal de Turismo e Lazer da Salgadeira foi iniciada em novembro de 2013 e possuía prazo para conclusão em junho de 2013. A obra está orçada em R$ 6,3 milhões. O Terminal da Salgadeira conta com uma área total de 72,4 mil metros quadrados.

O projeto prevê a construção de espaços exclusivos para trilhas e passeios, estacionamentos com vagas para visitantes e abrigos para ônibus, guaritas, posto policial, bloco para instalação de lojas, restaurantes, centro dedicado ao turista, além de adutora e coletor para tratamento de esgoto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet