Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

OPERAÇÃO METÁSTASE

PF combate crimes ambientais em MT e mais seis estados; 48 mandados serão cumpridos

Foto: Reprodução / Ilustração

PF combate crimes ambientais em MT e mais seis estados; 48 mandados serão cumpridos
A  Polícia Federal desencadeou na manhã de hoje (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente - a operação ‘Metástase’ nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Paraná e Pernambuco. Ao todo, 48 mandados de prisão temporária e outros 46 de busca e apreensão serão cumpridos. Há informações de que uma pessoa já foi presa em Mato Grosso. A base da investigação está situada na cidade de Goiânia.  

Leia também
Circulação de veículos de cargas terá restrição durante a Copa nas BRs 163 e 364

A ação é realizada em conjunto entre Ministério Público Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e tem como objetivo desarticular uma organização especializada no desmatamento ilegal de vegetação nativa, principalmente na região do cerrado brasileiro.

Segundo a Polícia Federal, a madeira, extraída irregularmente, era usada para produção, transporte e comercialização de carvão destinado ao abastecimento de fornos de indústrias siderúrgicas no estado de Minas Gerais. Ao todo, cerca de 400 policiais estão atuando.

O nome da operação faz referência à forma como a organização atuava na exploração do cerrado, como um câncer que se espalhou pela região. O bioma é um dos mais ameaçados do país. Considerado a savana mais rica do mundo, com uma área original de 204 milhões de hectares, já perdeu mais de 60% da vegetação original. As informações são da Polícia Federal de Goiânia. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet