Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Economia

SEGURANDO MAIS

Pesquisa revela que 57,2% dos cuiabanos estão comprando menos em 2015

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Pesquisa revela que 57,2% dos cuiabanos estão comprando menos em 2015
Os cuiabanos estão comprando menos em 2015 em relação ao ano passado. Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT) mostra que 57,2% dos entrevistados revelaram estar evitando ir às compras. A perspectiva de consumo para os próximos meses é de queda em relação ao segundo semestre de 2014.

A pesquisa "Intenção de Consumo das Famílias" (ICF) revela que apenas 19,8% dos entrevistados declararam estar comprando mais que em 2014 e 21,2% comprando igual. Ao se analisar em termos de ganhos salariais 57,4% dos entrevistados que ganham até 10 salários mínimo declararam comprar menos que o ano passado, bem como 55,4% dos que ganham acima de 10 salários.

Em termos de perspectivas de consumo 57% dos cuiabanos revelaram crer que o segundo semestre de 2015 terá um desempenho inferior ao constatado em 2014.

Leia mais:
Comércio em Mato Grosso amarga queda nas vendas após sete anos de saldo positivo
Queda de 30% nas vendas leva comércio a demitir em Mato Grosso

A pesquisa divulgada pela Fecomércio-MT recentemente, mostra ainda que para 74% dos entrevistados este é um "mau momento" para a compra de bens duráveis como eletrodomésticos, TV, som, entre outros para casa. Enquanto, 19,2% responderam ser um "bom momento".

A "cautela" dos consumidores cuiabanos, bem como dos mato-grossenses de modo geral, em ir às compras, diante a situação de incertezas econômicas no Brasil e consequentemente em Mato Grosso, é verificadas em levantamentos de vendas no comércio varejista realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mensalmente.

Como o Agro Olhar comentou recentemente, as vendas no comércio varejista em Mato Grosso caíram 6,7% no primeiro semestre de 2015 no comparativo com o período em 2014. O resultado é o pior dos últimos oito anos. Entre 2008 e 2014, o crescimento nas vendas variaram entre 2,4% e 20,1% no primeiro semestre.

Acesso ao crédito ou empréstimo e renda

Conforme a pesquisa da Fecomércio-MT, 47,5% dos entrevistados declararam que o acesso ao crédito ou empréstimo em 2015 está mais difícil. Já a renda para 39,3% dos cuiabanos está pior que em 2014.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet