Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

UFA!!!!

Plantio da soja encerra em Mato Grosso após início turbulento

Foto: Reprodução/Internet

Plantio da soja encerra em Mato Grosso após início turbulento
O plantio da safra 2014/2015 da soja em Mato Grosso está praticamente dado por encerrado, após um início turbulento marcado pela falta de chuva. O estado atingiu na quinta-feira (04) 99,5% dos 8,866 milhões de hectares destinados para a oleaginosa. De acordo com o 12º acompanhamento de semeadura da soja, feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apenas as regiões Norte (96%) e a Nordeste (97,2%) no estado ainda estão com as máquinas no campo.

Com o fim do plantio, como o Agro Olhar já comentou, os produtores deverão a partir de agora monitorar as lavouras quanto à incidência de chuvas e de doenças e pragas, como a ferrugem asiática e a Helicoverpa armigera.

Leia mais
Área plantada de soja sobe 66 mil ha mesmo com problemas climáticos
Expedição Safra constata que produtores de Mato Grosso seguram as vendas

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva em Mato Grosso persiste até segunda-feira (08). A temperatura máxima deverá variar entre 33ºC e 35ºC, enquanto a mínima fica na casa dos 20ºC.

Mato Grosso chegou a ficar em alguns municípios cerca de 20 dias sem chuva logo no início da semeadura. A falta de água neste momento inicial do plantio acabou por prejudicar a safra de milho e algodão, que deverão apresentar reduções ainda maiores do que as previstas em decorrência aos preços.

Apesar dos problemas climáticos, a área destinada a soja subiu 66 mil hectares e com isso a produção deverá saltar de 27,686 milhões de toneladas para 27,891 milhões de toneladas, conforme o boletim semanal da soja do Imea, divulgado no dia 1 de dezembro. Tal desempenho positivo, como já comentado pelo Agro Olhar, não deverá ser visto no milho, que pode ter na próxima safra uma produção de 14,5 milhões de toneladas, e no algodão cujo recuo da área está estimado em 10%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet