Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Agricultura

EFEITO EL NIÑo

Plantio da soja volta a registrar atraso em Mato Grosso; falta de chuva preocupa

Foto: Ascom Aprosoja-MT

Plantio da soja volta a registrar atraso em Mato Grosso; falta de chuva preocupa
A falta de chuvas em Mato Grosso segue a preocupar os produtores de soja. O plantio que na semana passada havia avançado voltou a atrasar nesta semana em relação ao ciclo passado. Em algumas regiões como a Noroeste chegam a 10,18 pontos percentuais e na Oeste 5,29 pontos percentuais.

O plantio da soja avançou nesta semana 5,28 pontos percentuais em relação à semana anterior chegando a 19,57% de 9,203 milhões de hectares. Contudo, ao se comparar com a safra 2014/2015 há um atraso de 0,54 pontos percentuais, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Leia mais:
Chuvas devem ser abaixo da média dos últimos anos em Mato Grosso

O atraso é "leve", porém preocupante, uma vez que a janela ideal para o plantio da oleaginosa é outubro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta chuva para alguns municípios na próxima semana, como é o caso de Cuiabá. Os termômetros deverão ficar entre 34ºC e 35ºC. Para Sorriso, a Capital da soja brasileira, também deverá ter chuva, entretanto para o final de semana e a segunda-feira, 26 de outubro. O sol deverá em Sorriso voltar a "reinar" na terça-feira, 27, com estimativa de 39ºC.

Nesta semana a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) iniciou mais um Circuito Tecnológico - Etapa Soja. Durante as visitas realizadas nas propriedades produtoras as palavras mais ouvidas dos sojicultores são "chuva" e "esperança".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet