Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

SEGUNDA SAFRA

Plantio do milho chega a 16% e está atrasado em relação à safra anterior

Conforme o Imea, a região Oeste do Estado é a mais avançada, com 27% plantados, acompanhando a colheita da soja, cuja região também lidera os trabalhos

Foto: Agro Olhar - Alexandre Alves (arquivo)

Conforme o Imea, a região Oeste do Estado é a mais avançada, com 27% plantados

Conforme o Imea, a região Oeste do Estado é a mais avançada, com 27% plantados

O plantio de milho na segunda safra em Mato Grosso chegou aos 16% na última semana, segundo levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O índice representa atraso de 4% em relação à safra anterior, quando, em 7 de fevereiro de 2013, o semeio atingira 20%.


Conforme o Imea, a região Oeste do Estado é a mais avançada, com 27% plantados, acompanhando a colheita da soja, cuja região também lidera os trabalhos. Essa correlação nos índices se dá por conta do bom tempo feito nos últimos dias naquela região, possibilitando o trabalho das ceifas retirando soja e dos tratores semeando o milho.

Na região Médio-Norte o milho foi lançado em 16,3% da área reservada para a cultura. No Centro-Sul do Estado foram 16%, Sudeste 15.3%, Nordeste 7,3%, Noroeste 5.7% e, Norte, 3,3%.

Colheita da safra de soja alcança 21% esta semana em Mato Grosso
Preço do frete aumenta com evolução da colheita de soja em Mato Grosso

No cômputo por municípios, quem está na frente é Campos de Júlio (30%), seguido de Campo Novo dos Parecis (28%), Sapezal (25%), Tangará da Serra (24%), Lucas do Rio Verde, Sorriso e Vera (20%), Primavera do Leste, Jaciara, Santo Antônio do Leverger e Santo Antônio do Leste (18%).

A estimativa do Imea é que, neste ciclo 2013/14, sejam semeados cerca de 3.240 milhões de hectares com o cereal – diminuição de 12.4% frente aos 3.7 mi/ha cultivados na safra anterior. Já a produção deverá ser de 17 milhões de toneladas – decréscimo de 24.3% em relação à 2012/13. O principal motivo no recuo é o baixo preço praticado pelo mercado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet