Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Pneus com tecnologia internacional são utilizados em fazendas de MT

Pneus com tecnologia internacional são utilizados em fazendas de MT
 Custo do pneu americano custa 27% mais que outros modelos.
Pneu diminui o peso do maquinário e reduz o risco de compactação.

Uma nova tecnologia utilizada nos Estados Unidos e também em Sorriso, distante 420 km de Cuiabá promete diminuir os impactos causados ao solo pelos pneus de máquinas agrícolas. A diferença está na área de contato com o solo que distribui melhor o peso do maquinário e reduz consequentemente o risco de compactação.

De acordo com o especialista em pneus, Ricardo Anadon, a tecnologia traz vantagens ao produtor. "É um novo conceito, uma nova construção, tem algumas capas que formam a carcaça dos pneus, mas separadamente nós temos capas nas bandas de rodagem, onde em sumário, a pegada do pneu no solo tem uma área maior de contato, comparando com o pneu convencional", destaca.

Segundo especialistas, este novo modelo agiliza os trabalhos nas lavouras dos produtores e economiza combustível porque explora melhor a potência das máquinas. Em contrapartida, na compra desses pneus o produtor paga cerca de 27% a mais.

O administrador André Sirilo é gerente em uma fazenda de 10 mil hectares em Tapurah, distante 414 km da capital, onde os pneus convencionais começaram a ser substituídos pelos radiais há um ano. Até o final de 2016, a troca deve ser concluída em todas as máquinas. “Hoje, no cenário em que nós estamos, temos que diminuir custos em todos os lados. Quando você pensa num pneu que aumenta o seu rendimento, ganha 5% no operacional, e quando você coloca isso em várias máquinas, representa muito no final", diz.

Ainda de acordo com o administrador, os gastos com os pneus representam cerca de 15% dos gastos da propriedade com manutenção dos equipamentos. Ele acredita que em três anos será possível recuperar o investimento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet