Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Clima

CHUVA DO CAJU

Pode chover em Cuiabá nesta quinta e sexta-feira; período das águas deve atrasar no plantio

Foto: Danilo Bezerra / Olhar Direto

Pode chover em Cuiabá nesta quinta e sexta-feira; período das águas deve atrasar no plantio
Pode chover em Cuiabá nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28). A chuva pode ser a tão esperada “Chuva do Caju”, que ocorre entre o final de agosto e setembro. Contudo, as estimativas de especialistas e produtores rurais é que o início do período das águas atrase visto o fenômeno El Niño e com isso a soja possa vir a ser semeada fora da janela ideal, que é até fevereiro. O plantio da soja começa no próximo dia 15 de setembro.

De acordo com o site Clima Tempo, a previsão para quinta-feira (27) é de 6mm de chuva. A temperatura mínima deverá ficar na casa dos 24ºC, enquanto a máxima em 37ºC. Já para sexta-feira (28) possibilidade de 2mm de chuva e temperaturas entre 22ºC (mínima) e 34ºC máxima.

Também há previsão de 2mm de chuva para o dia 1º de setembro e 04 de setembro, revela o Clima Tempo.

Leia mais:
Sem previsão de chuva, Cuiabá deve ficar 'imersa' em meio a fumaça e qualidade do ar é crítica

Em Cuiabá não chove há cerca de 50 dias. O prolongamento da seca, como destacado recentemente pelo Olhar Direto, é um dos efeitos esperados pelo fenômeno El Niño para este ano e para 2016, como explica o coordenador de Monitoramento da Qualidade Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Sérgio Figueiredo.

“Caso não haja a famosa ‘chuva do caju’ até sete de setembro, os níveis de fumaça tendem a aumentar e a cidade poderá ficar imersa na fumaça”, explica Figueiredo.

Para Sorriso há previsão de chuva para sexta-feira, sábado (29) e domingo (30), quando pode chegar a 7mm. Para a próxima semana também há estimativa de chuva entre 2mm e 5 mm. Os termômetros não devem passar de 35ºC.

Em Rondonópolis, segundo o Clima Tempo, pode chegar a 17mm de chuva nesta quinta-feira e 4mm na sexta-feira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet