Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Economia

ICMS

Pontos polêmicos da tributação em MT são discutidos em ciclo de palestras

Foto: Reprodução/Internet

Pontos polêmicos da tributação em MT são discutidos em ciclo de palestras
Mato Grosso é um dos Estados com a maior carga tributária do Brasil. O assunto está sendo discutido, em Cuiabá, durante o II Ciclo de Palestras “Perspectivas da tributação, segurança jurídica e desenvolvimento”, nesta quarta-feira (24). Entre os temas abordados está a cobrança antecipada de ICMS.

O ciclo de palestras é realizado pelo Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais (Sindifisco). O evento teve início na terça-feira (23) e segue até esta quarta-feira (24). Conforme o presidente do Sindifisco em Mato Grosso, Ricardo Bertolini, o que se está discutindo em meio as palestras são as políticas tributárias de Mato Grosso e do Brasil.

“O ciclo de palestras já faz parte do calendário do Sindifisco. Ele é voltado para fiscais de auditoria do Estado, mas é aberto, também, para toda a comunidade do direito tributário. Buscamos palestras que estivessem ligadas aos pontos polêmicos quanto a tributação entre os contribuintes”, comenta o presidente do Sindifisco.

Leia também
Chuvas ainda são irregulares nas lavouras de Mato Grosso

Nos dois dias de ciclo foram discutidos Segurança jurídica, desenvolvimento econômico, estratégias de tributação, sistemas de incentivos e antecipação de ICMS.

A questão da cobrança antecipada de ICMS foi discutida pelo advogado Clélio Chiesa. Segundo ele, a cobrança antecipada do ICMS é a cobrança do mesmo antes da venda do produto. “O problema é que isso provoca uma tributação sobre fatos que ainda não são reais. Prejudica na perspectiva de pagar ICMS antes de vender e por ser de suposições”.

Conforme Clélio Chiesa, cada Estado cria sua lista de produtos com tributação antecipada do ICMS. “O ideal é a cobrança quando a venda é feita e não antes”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet