Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Economia

ZERO CORRESPONDÊNCIA

Prejuízos com greve dos Correios são imensuráveis, dizem especialistas

Foto: Reprodução/Internet

Prejuízos com greve dos Correios são imensuráveis, dizem especialistas
A greve dos funcionários dos Correios, iniciada na quinta-feira (18), em sete Estados, incluindo Mato Grosso, pode trazer prejuízos econômicos imensuráveis para a economia nacional. Enquanto, a população busca a internet como alternativa para emissão de contas, o comércio, principalmente aqueles que fazem entregas no interior, terão de apelar para empresas de ônibus e vans. Enviar uma encomenda por ônibus e van pode sair até 20% mais caro que enviar pelos Correios.

Os Correios em Mato Grosso contam com aproximadamente 1.693 funcionários. Os trabalhadores, como o Olhar Direto já comentou, reivindicam um aumento salarial real de 8%. Além de Mato Grosso, estão em greve trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins e Roraima.

De acordo com o economista, Edisantos Amorim, é difícil precisar o quanto pode gerar em prejuízos para o país a greve dos Correios. “Sabemos apenas que milhões deixam de circular. Além disso, gera queda no Produto Interno Bruto (PIB). Pode gerar pagamento de multas e juros em duplicatas”.

Leia também
Inadimplência no cheque em agosto é a maior desde 2010
Funcionários dos Correios entram em greve em Mato Grosso e outros seis Estados

O economista aconselha para a população a busca da emissão de contas e faturas por meio da internet. Ele estima que cerca de 40% das pessoas buscam esta alternativa.

Para o comércio, principalmente para aqueles que realizam vendas online, o prejuízo é grande, podendo gerar cancelamentos de pedidos, como comenta a proprietária da loja de produtos orgânicos “Viva Bem Melhor”, Fabiana Oliveira. “A nossa alternativa são as empresas de ônibus e vans, contudo o frete sofre elevação de 10% a 20% se comparado o envio pelos Correios. Em outros momentos de greve dos Correios chegamos a ter pedidos cancelados, pois o cliente optou em esperar a paralisação encerrar. Enviamos para todo o Estado e o Brasil”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet