Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

MUITA ÁGUA

Previsão de chuvas concentradas em fevereiro põe colheita de soja em alerta

Segundo informações da Somar Meteorologia, haverá uma concentração maior de chuvas após o dia 15, com maior potencial para invernada, principalmente nas regiões Oeste e Norte do Estado.

Foto: Ilustração

Soja poderá ficar com muita umidade e atrapalhar colheita, além de perder qualidade nos grãos

Soja poderá ficar com muita umidade e atrapalhar colheita, além de perder qualidade nos grãos

A previsão de chuvas concentradas na segunda quinzena do mês de fevereiro está deixando muitos agricultores preocupados em Mato Grosso, já que o volume de precipitação pluvial poderá atrapalhar o andamento da colheita de soja no Estado.

“Preocupa porque este ano a maior parte da colheita acontece bem nessa época”, disse, nesta segunda-feira, ao Agroolhar, o produtor rural Ronaldo Barbieri, que cultiva mil hectares da oleaginosa.

Segundo informações da Somar Meteorologia, haverá uma concentração maior de chuvas após o dia 15, com maior potencial para invernada, principalmente nas regiões Oeste e Norte do Estado. “O excesso de chuva será maior que o ano passado, suficiente para trazer problemas na colheita”, informou à Aprosoja o meteorologista Celso Oliveira, da Somar.

Colheita da soja em Mato Grosso chega a 10% no fim de janeiro
Falta de chuva no plantio pode determinar prejuízos na colheita de soja em MT

Segundo o analista de grãos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Ângelo Ozelame, os volumes de chuva devem superar as médias dos últimos cinco anos e, se comparado à safra passada, pode chover até 100 milímetros a mais nesta temporada. “Por enquanto são previsões, mas se forem confirmadas devem prejudicar o andamento da colheita e consequentemente a qualidade do grão, refletindo em uma menor produtividade”, diz, por meio da assessoria.

Conforme o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas, a situação atual é preocupante, porque há muitas áreas dessecadas que precisam ser colhidas nos próximos dias e, se o tempo não colaborar, poderão surgir prejuízos devido à impossibilidade de retirada dos grãos das lavouras.

“É fundamental verificar sempre as previsões climáticas antes das dessecações para que a soja colhida esteja dentro dos padrões exigidos”, comenta Ribas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet