Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Capacitação

PAR

Programa realiza treinamentos gratuitos sobre aplicação eficiente de defensivos e boas práticas agrícolas

20 Ago 2014 - 15:55

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Thalita Araújo/Agro Olhar

Programa realiza treinamentos gratuitos sobre aplicação eficiente de defensivos e boas práticas agrícolas
Criado em 2010, o Programa de Aplicação Responsável (PAR), da Dow AgroSciences, tem percorrido todo o país com treinamentos gratuitos sobre aplicação eficiente de defensivos e boas práticas agrícolas. Nesta quarta-feira (20) a edição 2014 foi lançada em Mato Grosso, na cidade de Campo Verde (130 km de Cuiabá) e percorrerá até o final do ano 21 municípios do Estado.

O PAR tem parceria local com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e consiste em aula com aproximadamente 3h30 de duração, dividida entre parte teórica e prática.

Leia também:
 Leilão do Pepro de 900 mil t de milho em MT é nesta quarta-feira
Aumentar o tempo do vazio sanitário não resolve o problema, declara Aprosoja

Os participantes (o treinamento é aberto a quem quiser participar) recebem material didático e o treinamento é comandando por alunos de um programa de Doutorado da Universidade Estadual Paulista (Unesp), parceira no desenvolvimento do projeto.

Ana Cristina Pinheiro, da Dow AgroSciences, conta que Mato Grosso foi pioneiro na aplicação do PAR, em 2010, e, desde então, a cada ano, um novo roteiro é desenhado para percorrer o Estado.

Ela ressalta o crescimento do PAR em 2014. No ano anterior, foram realizados 50 treinamentos, que alcançaram 1,5 mil pessoas. Neste ano serão 18 estados percorridos, 200 treinamento e a meta é atingir 5 mil pessoas.

Ana Cristina explica que a Dow vinha observando muitos problemas relacionados a aplicações erradas de defensivos em propriedades de todo o Brasil, motivo esse que deu origem ao desenvolvimento do programa, que também trata do uso de Equipamentos de proteção Individual (EPI) e descarte de embalagens.

Eduardo Vaz, analista de projetos da Aprosoja-MT, comenta que a entidade vê muita importância em apoiar o programa pois ele traz qualificação às propriedades e conscientização ambiental, auxiliando a evitar perdas e danos.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet