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Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Logística

BR-163

Recuperação asfáltica entre Itiquira e Rondonópolis é iniciada; Agora são 4 frentes

Foto: Rota do Oeste/Odebrecht TransPort

Duplicação em 22,9 quilômetros entre o trevão de Rondonópolis e o Terminal Intermodal de Cargas da ALL

Duplicação em 22,9 quilômetros entre o trevão de Rondonópolis e o Terminal Intermodal de Cargas da ALL

A BR-163 conta agora com quatro frentes de trabalho entre os 454 quilômetros a serem recuperados e duplicados pela concessionária Rota do Oeste, pertencente à Odebrecht TransPort. O mais novo trecho são os 125 quilômetros entre Itiquira e Rondonópolis, que passará por recuperação profunda de asfalto.

Está é a segunda frente de trabalho somente na região sul de Mato Grosso. A primeira frente teve os trabalhos iniciados em junho e trata-se da duplicação dos 22,9 quilômetros entre o trevão de Rondonópolis e o Terminal Intermodal de Cargas da América Latina Logística (ALL), cuja previsão de entrega é abril de 2015, segundo projeções da Rota do Oeste, anunciadas na quarta-feira (10) pelo diretor geral Paulo Meira Lins, durante workshop para jornalistas, em Cuiabá, sobre a concessão da BR-163.

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De acordo com Lins, o plano inicial da Rota do Oeste era começar as obras pela região Norte do estado descendo até a divisa com Mato Grosso do Sul, contudo diante das necessidades e apelos, tanto do governo quanto de empresários e usuários da BR-163, optou-se em colocar as máquinas para funcionar nos três principais trechos considerados críticos: os 22,9 quilômetros entre o trevão de Rondonópolis e o Terminal da ALL, os 80 quilômetros entre o Posto Gil, no município de Diamantino, até Nova Mutum e os 28 quilômetros da BR-070, mais conhecida como Rodovia dos Imigrantes.

Andar das obras

Dos 22,9 quilômetros entre o trevão de Rondonópolis e o Terminal da ALL já foram realizados 14,5 quilômetros de terraplanagem, 5,2 quilômetros de sub-base e 1,6 quilômetros de base.

Já nos 80 quilômetros entre o Posto Gil e Nova Mutum estão sendo realizados trabalhos de recuperação total do asfalto com a retirada da capa asfáltica (fresagem) e microrrevestimento. Até o momento 17,8 quilômetros passaram por fresagem e recomposição descontínua, conforme a Rota do Oeste.

Na Rodovia dos Imigrantes já foram feitas obras de fresagem, recuperação, reparos localizados e microrrevestimento em 5,7 quilômetros dos 28 quilômetros. Já nos 125 quilômetros entre Itiquira e Rondonópolis foram feitos trabalhos de fresagem e recomposição em 6,5 quilômetros.

Como o Agro Olhar já comentou a Rota do Oeste, diga-se Odebrecht TransPort, possui cinco anos para realizar as obras de duplicação em seus cerca de 454 quilômetros, cujo investimento é de R$ 2,8 bilhões. A Rota do Oeste venceu a concessão de 850 quilômetros da BR-163, entre a divisa com Mato Grosso do Sul e Sinop, ao final de2013. Apesar de possuir a concessão de todo o trecho, por decisão do governo federal as obras foram divididas entre a concessionária e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
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